segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Jovens de Uruguaiana e Libres participam de encontro de formação em comunicação

Entre os dias dois e cinco, cem jovens de Uruguaiana e Paso de los Libres, com idade entre 13 e 26 anos, participam de uma formação sobre o uso das ferramentas de comunicação para a transformação das realidades locais. A atividade é uma etapa do projeto Diz Aí Fronteiras, desenvolvido pelo Canal Futura com o Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF). Em Uruguaiana e Paso de los Libres, o projeto recebe o apoio do Sest/Senat. Durante os quatro dias de oficinas serão abordados conteúdos como criação e produção audiovisual, gravação, linguagem, edição, fotografia e uso de blogs. A atividade tem a assessoria da TV Ovo, de Santa Maria, e do Centro de Assessoria Multiprofissional (Camp), de Porto Alegre. Durante toda a formação questões sobre cidadania são trazidas para o debate como meio para destacar o uso da ferramenta de mídia com uma finalidade transformadora. Neste encontro os jovens irão produzir vídeos, com tema escolhido por eles, sobre questões presentes na realidade juvenil e no desenvolvimento local. “Estamos afastados do grande centro, o que é produzido fica aqui. A possibilidade de expor para fora a nossa realidade, pela perspectiva do jovem, é uma grande oportunidade” afirma Stael Soraya Rosa, representante do movimento negro em Uruguaiana, uma das instituições parceiras do Projeto no município. 

Integração entre jovens de fronteira

Iniciado em 2013, o projeto Diz Aí também é realizado nas cidades de Santana do Livramento e Rivera, no Uruguai. Nestes municípios, entidades que atuam para diferentes questões – rural, étnicorracial, pessoas com deficiência, catadores de materiais recicláveis, protagonismo juvenil, etc – identificaram e selecionaram jovens para participar do projeto. Em novembro foi lançado o projeto com o Seminário Cinema e TV - a arte que aproxima. Ainda em novembro, cinco jovens de cada cidade, indicados pelas instituições locais, participaram de uma formação em cidadania e audiovisual, durante três dias consecutivos, em Uruguaiana. “O ponto positivo do projeto não é apenas a visibilidade que cada cidade vai receber, mas sim a integração que nos foi proporcionado pelo convívio com jovens do outro lado da fronteira. O que sempre tentei passar para os jovens é isso, envolve audiovisual, mas o mais importante é que envolve a cidadania, então o que levarei e que os outros jovens também é mais ligados a cidadania, de respeitar para ser respeitado, de saber escutar, de estender a mão sem a intenção de receber ou não algo em especial” relata Bruno Rezes, jovem dinamizador em Uruguaiana. Foram esses 20 jovens dinamizadores os responsáveis por mobilizar mais 45 jovens em cada município para participarem de formação em comunicação, agora em janeiro. 
Nos meses de março e abril, os 20 jovens dinamizadores irão replicar a formação para outros jovens das instituições que integram, buscando ampliar, desta forma, o uso da comunicação como ferramenta transformadora.

0 comentários: