segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

COLUNA DO MAGRÃO

... e nada mudou.

“É claro que a mobilização para reverter essa situação já começou. O carnaval gosta deste tipo de expediente – superação - provar que tem capacidade de... esse tipo de situação agrega os que defendem e disputam a mesma causa é um discurso fácil para mobilização. Agora o carnaval tem um inimigo a ser batido. Existe quem o esteja atrapalhando, no caso a Lei e os poderes nela constituídos. Os consertos e adequações apareceram e o carnaval será soberano na sua incumbência de alegrar o povo. Mas nesta quarta-feira, 29/01/2014, as Escolas de Samba estão com suas sedes e quadras de ensaio lacradas em descumprimento da Lei.”

Assimterminou a penúltima coluna do Magrão...e nada mudou. Algumas Agremiações tiveram sua interdição levantada por conta do cumprimento das exigências de segurança e prevenção de incêndio; porem não mudou o panorama. As Escolas de Samba que levaram a sério suas obrigações, lamentavelmente, não terão com suas atitudes e bom exemplo, o poder de colaborar com o coletivo carnavalesco.As Escolas de Samba que estão neste final dejaneiro, aptaspara desenvolver, promover e praticar as atividades do carnaval, são escolas de pouca expressão, conhecidas como “escolas pequenas”, tradicionais no carnaval, porém com pouca representatividade “clubista” e social.Aliás, o problema das quadras de ensaioparece superado no dia a dia das Escolas de Samba. Se não pode se ensaiar na quadra, por estarinterditada, ensaia-se na rua. Assim,as grande do carnaval de Uruguaiana vão tocando a vida, fazendodo limão uma limonada. Ao levar seus ensaios paraa via pública, as Escolas deSamba se aproximam do povo. Tornam-sese acessíveisa todos os seguimentos, faixas etáriase condições sociais, tornando “mais público” o ensaio. Em carnaval, um dos quesitos fundamentais e o deEvolução, essa solução, prática e imediata, já evolui para outro problema.Estão as Escolas de Samba com autorizaçãopara ocupare obstruir o espaço públicocom seu ensaios? Sabe se quepara ocupara via pública com qualquer tipo de atividade, seja religiosa, esportiva, política e atémanifestação artístico-cultural tem que ter autorização das autoridades de inúmeros órgãos públicos. Estão as Escolas com esse aval? Estão as Escolas preparadas legalmente para o imprevisto se não estão preparadas nem para o previsto.

Assim terminajaneiro, o outrora mês da largada de carnaval. Sendo assim,termino esta coluna do jeitoque terminei a penúltima, e, comecei esta.

É claro que a mobilização para reverter essa situação já começou. O carnaval gosta deste tipo de expediente – superação - provar que tem capacidade de... esse tipo de situação agrega os que defendem e disputam a mesma causa é um discurso fácil para mobilização. Agora o carnaval tem um inimigo a ser batido. Existe quem o esteja atrapalhando, no caso a Lei e os poderes nela constituídos. Os consertos e adequações apareceram e o carnaval será soberano na sua incumbência de alegrar o povo. Mas nesta sexta-feira, 31/01/2014, as Escolas de Samba estão com suas sedes e quadras de ensaio lacradas em descumprimento da Lei.

0 comentários: