sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Sites da Câmara e Prefeitura dificultam ao cidadão o conhecimento das contas públicas

A Lei da Transparência Pública, definitivamente, vem sendo deixada de lado em Uruguaiana, tanto pelo Poder Executivo quanto pelo Legislativo.
Nos sites da Prefeitura Municipal (www.uruguaiana.rs.gov.br) e da Câmara de Vereadores (camarauruguaiana.rs.gov.br) há o link de acesso ao seu respectivo “Portal da Transparência”, no entanto, o sistema utilizado, nos dois casos, o Pronim Transparência Brasil, não atende adequadamente a população uma vez que dificulta o acesso a informações básicas da administração pública, como valores de contratos, aquisição de bens, e até gastos com diárias.
O site da Prefeitura disponibiliza informações desde o ano de 2006, mas o faz de forma não entendível ao cidadão leigo. Despesas são apresentadas por Classificação Institucional, Função, Programa de Governo, Ação de Governo, Natureza da Despesa, Fonte de Recursos, Esfera Administrativa e Despesas diárias, por exemplo, mas quem entende esse tipo de despesa senão o burocrata de plantão?

 Câmara
O recém empossado presidente da Câmara de Vereadores, Ronnie Mello, do Partido Progressista diz que esta é uma preocupação e a situação deverá ser resolvida nos próximos dias. “Inclusive já tivemos uma reunião para tratar deste assunto”, disse ele. A causa do problema, segundo ele, não é esclarecida. “Fica aquele jogo de empurra, um setor dizendo que a culpa é do outro”, completa. Mesmo sem precisar o dia em que a situação será normalizada, ele garante que já se esta trabalhando nesta questão.

Prefeitura
O prefeito Schneider disse desconhecer a situação e estará apurando o que ocorre no site durante a próxima semana, após o retorno do servidor encarregado pelo setor, que atualmente está em férias.

0 comentários: