sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

ONG Atelier Saladeiro quer administrar a Ilha Brasileira


A ONG Atelier Saladero, da Barra do Quaraí, é uma organização não governamental que desenvolve projetos ambientais e culturais na Tríplice Fronteira (Brasil, Uruguai e Argentina). Em fevereiro do 2010, seus militantes protocolaram junto à Secretaria do Patrimônio da União, em Porto Alegre, solicitação para a Ilha Brasileira ficar sob a responsabilidade do município de Barra do Quaraí.
Segundo Argemiro Rocha, Presidente da ONG, a entidade recebeu daquele órgão federal uma avaliação positiva da idéia de gestão da ilha, mas a Prefeitura da Barra do Quaraí, através de um ofício do prefeito, deveria manifestar interesse.
“Em outubro de 2010 recebemos do Patrimônio da União comunicado de que eles aguardavam um oficio da Prefeitura Municipal para finalizar o processo. Infelizmente, o prefeito anterior nunca demonstrou o mínimo interesse nessa importante questão ambiental”, afirmou Argemiro Rocha.
A ONG dirigiu-se, então, ao atual Prefeito da Barra do Quaraí, Iad Choli que já autorizou o envio do ofício solicitado.

Marco Imperial
Na Ilha Brasileira existe o marco 13-P que estabelece os limites entre o Brasil e o Uruguai numa área federal de segurança. Foi construído em 1862. 
“Uma verdadeira relíquia histórica da época do Brasil Império, mas, totalmente abandonado pelos órgãos governamentais” comenta Argemiro. Segundo ele, há 20 anos, uma pedra superior do marco que pesa mais de meia tonelada caiu. Apesar dos alertas da entidade no sentido da conservação e manutenção desse patrimônio nacional, nunca ninguém fez nada.
“A bem da verdade, é preciso destacar o esforço do Sub Tenente Eloir Varlei Fuchs, Chefe do Setor Fluvial do 8º RCMec, que realizou um levantamento para uma possível reforma do Marco 13-P durante dois dias, em dezembro de 2010, cumprindo determinação do Comando da 2ª Brigada de Cavalaria Mecanizada. Mas, essa reforma nunca foi feita. Foi assim que decidimos, enquanto ONG, recolocar a pedra no lugar onde esteve por mais de um século meio. Contamos com o apoio da Prefeitura Municipal, da Brigada Militar e do Grupo de Escoteiros Lions Tríplice Fronteira de Uruguaiana”, contou o Presidente da entidade. No dia 15 de dezembro de 2013, a pedra foi recolocada em seu devido lugar.

Primeira Missa da Ilha Brasileira
A ONG Atelier Saladero apresentou oficialmente pedido ao Padre Silvano de Aquino Melo para que celebre a primeira Missa da Ilha Brasileira em memória do Sr. Zeca, falecido em julho de 2011. 
“O ofício religioso será no dia 25 de janeiro de 2014 com a participação da comunidade católica da Tríplice Fronteira. Vai ser nessa mesma ilha em que o Sr. Zeca viveu e amou, o coração da Tríplice Fronteira. 
O Padre Silvano irá rezar a Santa Missa pelos três países, pelo mundo e pela alma do Seu Zeca, o Guardião da Ilha Brasileira que durante 40 anos cuidou, preservou e embelezou este último pedaço de chão gaúcho a oeste”, finalizou o Presidente da ONG.

0 comentários: