sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Painel - Ed. 2237

Diocese I
Dois dos padres atuantes em Uruguaiana estão de partida. O padre Aodomar Wandscher, atual coordenador de Pastoral assumirá a Paróquia São Francisco de Borja, em São Borja. Para ocupar seu lugar, Uruguaiana recebe o padre Alvano Freitas. Já o padre Silvano Mello, da Paróquia São João Batista está indo para a Paróquia São Patrício, em Itaqui e o padre Walter Abib chega à cidade para substituí-lo.

Diocese II 

Durante o mês de dezembro houve ainda novas ordenações. Na Catedral de Sant’Ana, foi ordenado o padre Guilherme de Lima e, em Alegrete, houve a ordenação do padre Evandro Carvalho. Eles atuarão na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Santiago e Paróquia São Francisco de Assis, na cidade homônima, respectivamente.

Diocese III
Em Uruguaiana trabalham nove padres, entre eles dois freis. A Diocese compreende ainda os municípios de Barra do Quarai, Quarai, Alegrete , Itaqui, Manoel Viana, São Francisco de Assis, Maçambará, São Borja, Itacurubi, Santiago, Capão do Cipó e Unistalda.

Diocese IV 

Neste ano, o padre Evandro Viana Carvalho, recém ordenado, assume a administração do site da Diocese e a página no Facebook. Notícias, sugestões e reclamações podem ser encaminhadas através do email ev.viana@gmail.com.

IPTU
Para os contribuintes que não efetuaram o pagamento do Imposto sobre Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU), em cota única, aproveitando o desconto de 20%, ainda é possível aproveitar algum desconto, embora menor do que o ofertado inicialmente. Efetuando o pagamento integral no dia 10 de fevereiro o contribuinte terá 15% de desconto; pagando em 10 de março terá desconto de recebe 10%.

Susepe
Já autorizado pelo Governador do Estado, o concurso público para a Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe) deve ter edital em breve. O certame deverá ofertar 336 vagas na função de agente penitenciário. A estimativa era de que fossem abertas 1.400 vagas, já que desde 2006 não há seleção para a atividade-fim.

Certidões negativas I 
O Tribunal de Justiça do RS disponibiliza em seu site, de forma gratuita, a emissão de certidões negativas cíveis e criminais. Basta acessar o link Serviços no menu principal do site, escolher a opção Alvará de Folha Corrida e/ou Certidões Judiciais e preencher alguns dados simples, como nome, CPF, RG e filiação. O sistema gera o documento em segundos e há ainda a opção de imprimir.


Certidões negativas II
É gerado ainda um código de controle usado posteriormente para conferir a autenticidade do documento. As certidões emitidas abrangem informações de todas as comarcas do Poder Judiciário Estadual e não tem prazo de validade estabelecido porque a pesquisa verifica a existência de processos distribuídos até a data e hora da emissão da certidão.

Sargenteante
A Santa Casa de Uruguaiana está com dificuldade de montar a escala de serviço dos médicos. Deram missão para um índio escalar os caciques. O resultado quem sente é a população. Deveriam recorrer ao Exército. A regra é simples: o mais folgado entra no serviço. Mas parece que na classe médica, todos são folgados.

Ordem unida
Falando em Exército, também deveria a prestimosa Instituição oferecer um curso intensivo de Ordem Unida à Guarda Municipal. Impressiona a falta de marcialidade dos “guardas” no controle do trânsito. Não sabem fazer gestos, e nem usar o apito. E não adianta recorrer à Brigada Militar, pois esta, de militar mesmo só tem o nome. Uma instituição que proteje em seus quadros torturadores condenados pela justiça, está longe de ser levada à sério. Dá medo.

Vai entender I
Voltando ao assunto das direções de escolas municipais, na Argemi Filho, foi indicada diretora uma professora em estágio probatório. Um ano depois, ainda em estágio , ela foi reconduzida ao cargo.

Vai entender II
A lei exige do professor o mínimo 3 anos na rede para dirigir uma escola. Ao nomear professores em estágio probatório para cargos nos quais lhes compete, entre outras atividades, avaliar seus pares, alguns em igual situação, e pior, outros já efetivados na rede, a inteligência administrativa cria uma aberração.



Vai entender III
E por falar em eleições, alguém sabe dizer porque o Colégio Agrícola foi banido da democracia escolar?

0 comentários: