quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

COLUNA DO MAGRÃO

Sonhar não custa nada

Sonhar não custa nada, o refrão do conhecido samba de enredo esta sendo praticado em Uruguaiana. Enquanto a realidade cobra caro pelo prazer carnavalesco, nossos abnegados homens de folia fazem o que podem para colocar o carnaval nas quadras, nas casas, enfim, no nosso dia a dia.

o-0-o

Aliás, o carnaval ainda esta longe, no calendário, e no envolvimento dos praticantes com ele. As quadras de ensaio estão sob risco de interdição por conta da nova regulamentação de incêndio e não se prestam, nesse momento, a mostrar o ânimo da escola de samba. O movimento anda tão “mixuruca” que os ensaios estão sendo anunciados como um evento gratuito, e mesmo assim não aparecem nem os próprios componentes, e com isso, sem nada pra se vender e nada de expectador. A receita de portaria dos ensaios é o que mantem a estrutura física das escolas de samba funcionando nesse pré-carnaval. Da portaria dos ensaios sai o dinheiro para o dia a dia que é o pagamento dessa legião de servidores e prestadores de serviço que não tem vínculo empregatício com a Agremiação - Essa turma não funciona sem dinheiro. Logo, se não tiver movimento, ação e muita batucada, torna-se muito difícil o poder de convencimento de que a Escola de Samba fará uma boa apresentação na Avenida.

o-0-o

O Carnaval esta atrasado tanto nos preparativos, como na arrecadação.

o-0-o

Também esta dando o que falar sobre esse discreto carnaval de 2014, é a montagem da avenida. A passarela do samba, fala se, este ano custara mais que o ano passado. Até uma empresa privada é que está coordenando essa atividade. Fala se que em 2013 os custos dos desfiles chegaram a sete milhões, o que ninguém confirma. Ao contrário, o que se diz é que custou menos da metade desse valor.

o-0-o

A propósito, os anúncios da Comissão do Carnaval, de que os ingressos, camarotes, enfim, os acessos disponibilizados ao público estão no fim, já não são considerados por ninguém. Desde o inverno anuncia-se que são os últimos , mas nunca terminam, aliás, chega se ao dia de desfile e ainda tem . Reserva técnica, dizem.

o-0-o

Carnaval é assim, sabe-se da verdade quando termina. Sonhar não custa nada.

0 comentários: