sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Uruguaiana receberá Centro de Iniciação ao Esporte do Governo Federal

O Governo Federal vai investir R$ 3,4 milhões em Uruguaiana para construção de um Centro de Iniciação ao Esporte (CIE). O anúncio oficial ocorreu na tarde de terça-feira (10), em Brasília. O Programa foi viabilizado, em 2012, época em que o deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS) presidia a Comissão de Orçamento do Congresso Nacional, e a pedido do Ministro dos Esportes, Aldo Rebelo, inclui os recursos necessários no orçamento da União para o desenvolvimento do projeto que construirá, na primeira fase, ginásios poliesportivos em 263 cidades brasileiras. Em Uruguaiana, o CIE será construído no Bairro Cabo Luís Quevedo em uma área de 7 mil m2. A contratação do projeto deve ser realizada em fevereiro de 2014 e o prazo para início das obras é de 6 meses após a assinatura do contrato. De acordo com o Ministério dos Espores, o complexo esportivo, que é o maior programa do Governo Federal de infraestrutura de incentivo à prática esportiva, deve ficar em uma região com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do município, já que o objetivo do programa é ampliar a oferta de infraestrutura de equipamento público esportivo, incentivando a iniciação esportiva em territórios de alta vulnerabilidade social. 
O ginásio poliesportivo tem arquibancada com capacidade para 195 pessoas, pista atlética nos padrões da Confederação Brasileira de Atletismo, vestiários, academia e demais áreas para trabalhos administrativos. 

O CIE
O Centro de Iniciação ao Esporte do Governo Federal é um espaço para prática de até 20 modalidades esportivas, 13 olímpicas, seis paraolímpicas e uma não-olímpica (futebol de salão). Segundo o manual do CIE, o projeto integra, num só espaço físico, atividades e a prática de esportes voltados ao esporte de alto rendimento, estimulando a formação de atletas entre crianças e adolescentes. O Centro de Iniciação ao Esporte faz parte do PAC 2. 
Modalidades Olímpicas: Atletismo, Basquete, Boxe, Handebol, Judô, Taekwondo, Vôlei, Esgrima, Ginástica Rítmica, Badminton, Levantamento de Peso, Tênis de Mesa, Esgrima de cadeira de rodas, Judô, Halterofilismo, Tênis de Mesa, Voleibol sentado, Goalball, Futebol de Salão. 

0 comentários: