sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Painel - Ed. 2225

Salso de Baixo
A Câmara Municipal aprovou o empreendimento do programa Minha Casa, Minha Vida no Salso de Baixo. Através de projeto de lei que tramitou no Parlamento, foi definida área nas imediações da União das Vilas para a construção de novas unidades habitacionais para uruguaianenses com renda inferior à R$ 1.600, conforme regulamenta o Programa Federal.

Empregos
Estão disponíveis na Agência Municipal de Empregos, vagas para costureira, vendedor interno, gerente de loja, cabeleireira, manicure, depiladora, açougueiro, técnico em enfermagem, vidraceiro, analista de transporte, empacotador, secadorista para engenho de arroz e departamento de recursos humanos.

Natal em Família
Acontece hoje, 12/12, a apresentação do espetáculo Natal em Família, com a cantora Isabela Fogaça. O evento acontece no Teatro Rosalina Pandolfo Lisboa é promovido pelo Sesc e Fecomércio.

HPV I
A prevenção do HPV (papilomavírus humano) foi assunto abordado na Câmara nesta terça-feira, 10/12. A infecção de 80% da população feminina pelo vírus no mundo foi apresentado por Marta Abad e Thaís Aramburú, representando cerca de 220 milhões de mulheres com o vírus, dado da Organização Mundial da Saúde.

HPV II
A cada 10 mulheres infectadas, oito são portadoras de tipos de vírus oncológicos. Neste sentido, foi destacada a importância da prevenção com o uso do preservativo e principalmente a realização de vacina que impede o desenvolvimento do câncer de Colo de Útero.

Recesso
Hoje, 12/12, será realizada a última sessão plenária do ano. A partir das 9h30mim, serão apreciadas as matérias antes do recesso parlamentar e será realizada a eleição da Mesa Diretora.

Contrariados I
A maioria dos Vereadores queria emendar a sessão de terça com a de hoje, para votar vários projetos de impacto no orçamento do município. Na hora marcada, dois. Cinco chegaram às 11h. Egídio, Marcelo, Adalberto e Tarragó nem às horas deram.

Secretários
Quando convocados para prestar informações aos Vereadores, os secretários raramente comparecem à Câmara. No entanto, a sessão plenária de terça-feira, 10/12, reuniu uma verdadeira bancada de secretários. O motivo? Votações de interesse do Executivo.

Contrariados II
Aliás, Egídio anda bem contrariado. Queria ser presidente da casa em 2014, mas um acerto feito em maio entre seu ‘manda-chuva’ e Ronnie Mello impediu. Ao “galo”, restou baixar a crista e ser subalterno da mesa, junto com a bancada do gogó.

Cimena 

Uruguaiana recebe amanhã, 13/12, sessão de cinema gratuita, promovida pelo Arte Sesc, que exibirá o filme “Kérity, a mansão dos contos”, na Praça Barão do Rio Branco, a partir das 21h.

Mais Médicos
O prefeito Luiz Augusto Schneider ratificou a decisão de cadastramento no 3º. ciclo do Programa Mais Médicos Mais Saúde do Governo Federal buscando mais quatro médicos para atender em Uruguaiana. Atualmente, 19 médicos que integram este programa trabalham no Município. 

Papa Francisco
O papa Francisco foi eleito “pessoa do ano” pela revista Time. Segundo a publicação, o pontífice se tornou uma “nova voz da consciência” nove meses após assumir como chefe da Igreja Católica.

Só o futebol não dá
O ex-jogador do Grêmio Carlos Miguel teve a sua ficha de filiação no Partido Republicano do Brasil (PRB) abonada, nesta quarta-feira (11), pelo presidente da sigla no RS, deputado estadual Carlos Gomes e é o mais novo atleta a se bandear para a política.

Instituto Farroupilha 
Nesta terça-feira, 10/12, o prefeito Luiz Augusto Schneider entregou ao diretor da Construtora Henzek Ltda, Sidney Wieczorek Junior, cópia do empenho relativo a reforma do prédio que abrigará o Instituto Federal Farroupilha em Uruguaiana, no bairro Cabo Luiz Quevedo. O local foi construído para a Unipampa, que nunca chegou a utilizá-lo.

Leitura para os jovens 
Apesar da concorrência de video-games e smartphones, o número de leitores jovens cresceu. Livros que retratam adolescentes como protagonistas estão fazendo sucesso, gerando identificação com o público. Supernova - O Encantador de Flechas, escrito por Renan Carvalho, é exemplo brasileiro desse fenômeno mundial.

Casa popular
Estão abertas as inscrições para os programas habitacionais no Conjunto Salvador Faraco, no bairro Cabo Luiz Quevedo e na União das Vilas. Serão 357 casas no primeiro e 1,2 mil no segundo empreendimento.

Matrícula
Os pais e responsáveis tem até o próximo dia 23 para confirmar a matricula de seus filhos na rede municipal de ensino.

Sinesp I
O Ministério da Justiça lançou ontem, 11/12, o Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública, Prisionais e sobre Drogas (Sinesp). Eles permitem aos cidadãos e profissionais de segurança pública de todo o país terem acesso a dados e estatísticas criminais por meio de consulta.

Sinesp II
O acesso ao sistema é feito pelo portal WWW.sinesp.gov.br e também por meio de um aplicativo para smartphone. O Portal divulga dados estatísticos sobre a criminalidade no Brasil, trazendo informações consolidadas em âmbito nacional e traz ainda uma área exclusiva para profissionais de segurança pública.

0 comentários: