quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Unipampa promove curso de formação docente no campi

O Programa Institucional de Desenvolvimento Profissional Docente da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) inicia ainda neste ano uma nova frente de atuação: o Curso de Formação Pedagógica para Docentes e Técnicos. A capacitação, organizada e apoiada pedagogicamente pela Prograd - Coordep e Nude’s dos campi, ocorrerá de dezembro de 2013 a agosto de 2014 nos diferentes campi, e será desenvolvido pela professora doutora Lea Anastasiou. Esta é uma “ação piloto” do Projeto de Aperfeiçoamento à Docência Superior (Pads/Unipampa).
O curso ocorrerá em três módulos de oito horas em cada um dos dez campi da Universidade. Serão oferecidas 50 vagas por unidade acadêmica, para membros do Nude e docentes, e tem como objetivo proporcionar a discussão e a aprendizagem sobre a docência universitária problematizando as diferentes áreas do conhecimento. Já em dezembro, Bagé recebe o curso nos dias 9, 10 e 11 de dezembro. Para os demais campi , as etapas acontecem a partir de fevereiro de 2014. Para inscrição, docentes e técnicos devem acessar o link http://goo.gl/ma39Ep. 

Confira o cronograma:

  • Uruguaiana: 18, 19 e 20 de fevereiro 
  • Itaqui: 24, 25 e 26 de fevereiro
  • Jaguarão: 20, 21 e 22 de maio
  • Santana do Livramento: 26, 27 e 28 de maio
  • Caçapava do Sul: 15, 16 e 17 de julho
  • São Gabriel: 22, 23 e 24 de julho
  • Alegrete: 6, 7 e 8 de agosto
  • São Borja: 11,12 e 13 de agosto
  • Dom Pedrito: 27, 28 e 29 de agosto



Doutora e pós-doutora em Educação, a professora aposentada pela Universidade Federal do Paraná Lea Anastasiou atuou como consultora na reforma curricular de cursos da área da saúde e vem à Unipampa desenvolver o curso considerando as diferentes áreas do conhecimento que compõe a Instituição. Desta forma, serão assuntos prioritários o planejamento de ensino-aprendizagem, considerando a aprendizagem nas diferentes áreas; metodologias de ensino superior para as diferentes áreas e os diferentes perfis de desempenho discente; avaliação, e interdisciplinaridade.
Conforme a pró-reitora Adjunta de Graduação, Francéli Brizolla, “esta formação pedagógica para docentes e técnicos que se envolvem com a Pedagogia Universitária na Unipampa é fruto de uma demanda que veio sendo explicitada nos últimos dois anos”. Segundo a professora, a atividade busca atender ao princípio da excelência acadêmica da Unipampa. “A expectativa é que esta primeira edição possa nos indicar um caminho e uma metodologia favorecedora de construção e desenvolvimento de processos de formação continuada numa universidade multicampi, construída com base em áreas de conhecimento, as quais exigem processos de ensinagem de naturezas diferenciadas nos cursos e componentes curriculares”.
A organização do curso por campi também deverá ser um fomentador do debate proposto. “O fato de o curso acontecer nos campi de lotação dos docentes e técnicos, atendendo às necessidades e desafios locais de docência, poderá ser um avanço qualitativo nos processos de ensinagem. Ademais, temos fortalecida, nesta ação, a parceria Prograd-unidades acadêmicas por meio das Coordenações Acadêmicas e dos Nude, articuladores locais desta formação, conhecedores da realidade e das necessidades de cada campus, dando mais significado e relevância à formação”, comenta Francéli. 
Sobre Lea Anastasiou
A ministrante do curso é graduada em Pedagogia pela Universidade de São Paulo (1975), com especialização em Tecnologia Aplicada ao Ensino Superior e Psicodrama Pedagógico, mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (1990), doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1997) e pós-doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2002). Professora aposentada pela Universidade Federal do Paraná, atuou como consultora para reforma curricular em matriz integrativa do Curso de Medicina da Universidade Federal de Santa Catarina, na Estadual de Londrina, na Unochapecó e no Curso de Enfermagem da USP. Atuou no Curso de Pedagogia Universitária para docentes, coordenadores e assessores pedagógicos na USP, de 2007 a 2009. Em 2011 atuou junto ao Curso de Medicina da UFG, de Enfermagem e Medicina da Famema e cursos da área de Saúde da UNB. 
Lea Anastasiou participa da Pesquisa Avaliação das Mudanças Curriculares e indicadores de Metacognição na graduação em Saúde, e pesquisa também reorganização de currículos em processos integrativos, em parceria com corpo docente institucional. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino superior, processo de ensinagem, diretrizes curriculares, aprendizagem e metodologia, metodologia de ensino superior e formação continuada do docente universitário e papel pedagógico das coordenações de curso.

0 comentários: