domingo, 8 de dezembro de 2013

Novas estratégias de combate à Aids serão aplicadas em Uruguaiana

A Secretaria Estadual da Saúde (SES) recebeu em Porto Alegre ontem, representantes do Ministério da Saúde (MS) para discutir a aplicação das novidades na estratégia de combate à Aids. O encontro contou com as presenças de representantes dos municípios prioritários nos quais serão desencadeadas as ações. Entre os municípios, está Uruguaiana que aparece entre as dez cidades do Estado com os maiores índices de notificação de Aids. 
Sendo o Estado com maior incidência de novos casos no país, o Rio Grande do Sul firmou um acordo inédito com o Ministério da Saúde, que trará para o Estado algumas medidas piloto para o combate à doença. A principal é a distribuição de medicamentos antirretrovirais a públicos prioritários de pessoas não portadoras do HIV, mas que apresentam riscos elevados de infecção, como homens que fazem sexo com outros homens, gays, profissionais do sexo, entre outros. 
A reunião contará, por parte do Ministério da Saúde, com o secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa, e o diretor do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais, Fábio Mesquita. Além da apresentação do termo de cooperação técnica firmado entre o Estado e o MS, começará a ser definido o calendário de execução das ações.

0 comentários: