domingo, 8 de dezembro de 2013

COLUNA DO MAGRÃO


Time que esta ganhando não se mexe. Quando não se pode com o adversário, alia-se a ele. Em carnaval nada se cria, tudo se copia. Os chavões estão sendo aplicados na armação do próximo carnaval. Dr. Zaccaro, eleito melhor presidente do carnaval, tem a receita do sucesso: Dinheiro. Alguns falam que a Cova da Onça ganhou R$ 300 mil com seu bingo, outros dizem que a Cova da Onça ganhou R$ 500 mil, e todos dizem que a Cova da Onça, ou pagou a obra da Arena feita até agora ou esta com grana para buscar mais um título. Essas verdades circulantes no ambiente carnavalesco colocam as ideias do Presidente vermelho como solução da problemática geral: arrumar recursos. Pela primeira vez as escolas de samba conseguem unanimidade em torno de um assunto: captar recursos. O mais fácil, o mais prático, e que até agora deu certo, é fazer sorteio. Para que não se corra o risco de depenar a galinha dos ovos de ouro, com o não cumprimento das propostas, cria-se um bingo coletivo. No calor do sucesso do bingo vermelho, a Cova da Onça prometeu um bingo para março, com 10 carros. O Rouxinol, para não ficar atrás, anunciou uma rifa com automóvel, os demais com as premiações comuns, cesta básica, eletro domésticos, etc., o que não garante muita coisa, mesmo porque o histórico das premiações de eventos organizados por Escolas de Samba é de não cumprir o prometido. Porém, com o aval do presidente vermelho, esse risco esta descartado nesse momento. Receita de Dr. ninguém contesta. Vem ai um ‘’bingasso’’ de todas as escolas de samba juntas, o chavão garante: a união faz a força. O que cada um dará ainda não se sabe, o que se tem certeza é que ficará mais fácil de ser cumprido. Certamente o parâmetro não serão os 10 automóveis prometidos pela Cova da Onça. Aliás, fala-se que Dr. Zaccaro só quis repartir o bolo, porque se deu conta que prometeu demais quando anunciou o segundo bingo a ser realizado antes do carnaval. Para as demais, é a única chance, pois para quem não tem nada, qualquer coisa já é alguma coisa. Essa informação não é oficial. Nenhum cartola do samba uruguaianense assumiu a paternidade da criança, mas a vizinhança ‘’tá toda falando’’.
A Ilha do Marduque começa a preparar sua turma. Vem ai direto da Grande Rio escola do primeiro grupo do carnaval carioca, Mestre Ciça e seus diretores de bateria ministrando um workshop para seus percussionistas, ou para quem pagar.
A escola de samba Deu Chucha na Zebra vai trazer o lixo para a Avenida. O enredo do próximo ano será a sucata..... como hoje em dia não se joga mais lixo embaixo do tapete, os pretos irão levá-lo para a passarela, mais perto que a solução encontrada pela Prefeitura. A carnavalesca da escola, Silvia Acunha, tratará com galhardia e alegria a problemática do dia-a-dia. Quem sabe com o carnaval preto branco a sustentabilidade provocada no mundo todo pelos lixões aqui acabe dando lucro. Recebi do grupo afro Aruanda a seguinte mensagem: está confirmado o segundo desfile do bloco para o carnaval de 2014.


Jorginho Tavares: confirmado como primeiro destaque do carnaval Vermelho para 2014.

0 comentários: