24ªCRE
A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) destinou R$ 64 mil para 27 escolas estaduais da região da 24ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) adquirirem livros. A iniciativa integra o programa Crédito de Leitura, que visa à ampliação e qualificação do acervo de bibliotecas de escolas da rede estadual em todo o Rio Grande do Sul. Um total de R$ 2,388 milhões foram repassados a 1.011 escolas do estado. O recurso, destinado a cada escola via autonomia financeira, varia entre R$ 1 mil e R$ 3 mil, de acordo com a modalidade de ensino, e já está na conta de cada estabelecimento. Conforme a bibliotecária da 24ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Lúcia Pêgas de Lima, as escolas têm 120 dias para comprar os livros e prestar contas à CRE/Seduc. Ela orientou que, na seleção das obras que serão adquiridas com Crédito de Leitura, é preciso observar critérios como as áreas de interesse e necessidades para renovação do acervo bibliográfico, atualidade e importância das obras, demandas dos usuários e qualidade das publicações, entre outros.
Até 2011, o critério para destinação dos recursos era o baixo IDEB. Em 2012, passou a incluir o fato de estarem localizadas em Territórios da Paz e desenvolverem políticas afirmativas (escolas de assentamento, do campo, indígenas, quilombolas), até o limite de 1.000 escolas. Neste ano, os critérios são os mesmos. Em 2014, todo o universo de escolas estaduais terá sido atendido pelo programa. Foram repassados R$ 1 mil para escolas com até 5º ano do Ensino Fundamental, R$ 2 mil para unidades com Fundamental completo - 1º ao 9º anos - e R$ 3.000 para escolas com Ensino Médio e Educação Profissional. O Crédito de Leitura está beneficiando, a cada ano, mais escolas. Em 2012, foram beneficiadas 1.000 escolas (R$ 2,267 milhões), entre elas, 18 da 24ª CRE, que recebeu R$ 38 mil.
O Programa Crédito de Leitura é uma iniciativa da Seduc, por meio da Equipe de Apoio à Leitura, Livro e Literatura do Departamento Pedagógico. A intenção é incentivar a leitura a partir da qualificação e atualização do acervo de bibliotecas escolares, além de promover o acesso ao livro.
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