quinta-feira, 14 de abril de 2011

Saúde da Mulher: Diagnóstico precoce ajuda no tratamento do câncer de mama e de colo do útero

O câncer de colo de útero, entre todos os tipos da doença, é o que apresenta um dos mais altos potenciais de prevenção e cura, se diagnosticado precocemente. O pico de incidência está em mulheres com idades entre 40 e 60 anos. Para impedir o avanço da doença no Brasil, mulheres com idades entre 25 e 59 anos devem fazer exames de diagnóstico precoce (como o Papanicolaou e exames de confirmação diagnóstica), além do tratamento necessário de acordo com cada caso. A prevenção pode ser feita através do uso de preservativos durante a relação sexual, para evitar o contágio por HPV (vírus do papiloma humano). O vírus tem papel importante no desenvolvimento do câncer de colo de útero e das lesões que o precedem. O exame Papanicolaou também é essencial para prevenção e deve ser feito periodicamente, pois pode detectar a doença na fase inicial.

Câncer de Mama
No Brasil, o câncer de mama é a maior causa de óbitos por câncer na população feminina, principalmente na faixa etária entre 40 e 69 anos.
Um dos fatores que dificultam o tratamento é o estágio avançado em que geralmente a doença é descoberta.
Mulheres com idade acima de 40 anos devem realizar exames médicos anualmente para detectar possíveis tumores.
Entre 50 e 69 anos, a mulher também deve fazer uma mamografia a cada dois anos. O risco de câncer de mama aumenta com a idade.
Não existem evidências científicas conclusivas que justifiquem estratégias específicas de prevenção primária.
Ações de promoção à saúde dirigidas ao controle das doenças crônicas não transmissíveis (o que inclui o câncer de mama) devem focar os fatores de risco, especialmente, a obesidade e o tabagismo.
O Ministério da Saúde oferece, através do Sistema Único de Saúde (SUS), serviços de prevenção e detecção precoce em estágios iniciais da doença, assim como tratamento e reabilitação.

0 comentários: