A Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) foi contemplada pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), promovido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), que prevê a concessão de bolsas de iniciação à docência para alunos de cursos de licenciatura e para os coordenadores e supervisores responsáveis. Na proposta aprovada pela UNIPAMPA encontram-se oito subprojetos de diferentes áreas, e os alunos bolsistas do PIBID terão a oportunidade de dar aulas na rede pública de ensino, orientados por professor coordenador da subárea e sob a supervisão de um docente da escola em que desenvolverão suas atividades. “É uma ação que põe em evidência os cursos de licenciatura, ao destinar recurso para bolsas de iniciação à docência e por se preocupar com a qualificação do processo de formação inicial e continuada de professores”, afirma a pró-reitora de Extensão, Ulrika Arns. Ela destaca o papel do projeto de inserir os alunos no cotidiano das escolas da rede pública. “Assim, poderão conhecer potencialidades, dificuldades e funcionamento das escolas. Um espaço para discutir, conhecer, refletir, construir práticas educativas inovadoras, de enfrentar problemas ligados à reprovação, evasão, às dificuldades de ensinar e aprender, e de lidar com as questões da diversidade”, complementa a pró-reitora. Participarão 90 alunos bolsistas, 18 professores das escolas participantes, que atuarão como supervisores, um coordenador institucional, um coordenador de gestão e oito coordenadores das áreas de Ciências da Natureza, Ciências Exatas, Educação Física, Física, Matemática, História, Letras e Pedagogia. Ao total, 14 escolas das cidades da região onde a UNIPAMPA está instalada serão beneficiadas. Todos os docentes e alunos serão selecionados em edital, a ser publicado em breve, e todos eles terão direito a bolsas. A aprovação divulgada recentemente dá continuidade ao trabalho que vem sendo realizado desde 2009, quando a UNIPAMPA recebeu a primeira concessão de bolsas deste gênero. Somados, os programas contemplam todos os cursos de licenciatura da Instituição. A aprovação foi muito comemorada pelas Pró-reitorias de Graduação e de Extensão, envolvidas na proposta, por se tratar de uma conquista para a UNIPAMPA em uma política que articula ações entre a escola e a Universidade. O programa impacta não só a formação de futuros professores, atuais estudantes de licenciaturas, mas também as escolas em que os alunos atuarão, conforme o coordenador institucional do PIBID UNIPAMPA, Márcio Martins. Com assessorias, oficinas e cursos previstos, o programa é um importante instrumento de formação continuada de profissionais do ensino. Ao entrar em contato com os saberes produzidos na Universidade, eles são estimulados à constante reflexão sobre sua prática docente e à proposição e adoção de práticas renovadas, conforme o projeto.
Diferenciais do PIBID UNIPAMPA
O coordenador institucional Márcio Martins afirma que essa articulação entre ensino, pesquisa e extensão foi enfatizada pela comissão julgadora da CAPES como um dos diferenciais da proposta da UNIPAMPA, porque prevê a intervenção nas escolas em uma perspectiva investigativa, e não somente de observação. A partir de suas vivências em sala de aula e as pesquisas que desenvolvem, os bolsistas deverão propor construções conjuntas para as escolas.
Tanto a investigação quanto a divulgação da produção entre as diversas cidades ocorrerão com apoio da tecnologia da informação, outro aspecto que mereceu ênfase da comissão julgadora. A comissão ficou bem impressionada, também, com a presença constante da tecnologia da informação no desenvolvimento do programa. O coordenador explica que o sucesso dessa proposta se deve ao fato de que a metodologia do aprender ressoa na metodologia do ensinar, um ganho para os futuros professores que aprendem na graduação a utilizar e ensinar com novas tecnologias.
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