quinta-feira, 14 de abril de 2011

Conhecer, analisar, interpretar são algumas das habilidades avaliadas no ENEM

Foi-se o tempo em que decorebas e fórmulas mirabolantes para fazer os vestibulandos a lembrarem de itens possíveis de cairem nas provas ajudavam. O ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio, que em 2010, chegou à marca de 4,6 milhões de inscritos, quer saber se o aluno tem capacidades e habilidades. Ou seja, vai além do simples saber. E neste novo cenário de avaliação, a forma de se estudar precisa mudar. Entender, interpretar, avaliar, são algumas das exigências que estão por trás das elaboradas questões. Para atender esta demanda, que parte de alunos e também de professores, é que um grupo de professores curitibanos lançaram na sexta-feira, dia 8, a REVISTA ENEM. O evento aconteceu na Livraria Saraiva, do Shopping Crystal, e quem prestigiou conheceu a primeira publicação feita por professores de diferentes disciplinas e que apresenta um formato e linguagem voltados para este novo ensino: o de desenvolver o raciocínio dos estudantes. Junto a ela, e pensando em mais um novo fator do ensino – tecnologia - , foi criado ainda o site www.revistaenem.com.br. É um braço da revista, porém mais dinâmico já que explora recursos como vídeos, por exemplo, além de apresentar testes complementares e desafios.

0 comentários: