sábado, 23 de setembro de 2017

Reajuste no combustível aumenta custos de produção

Após 18 meses de quedas consecutivas, o Índice de Inflação dos Custos de Produção (IICP) registrou inflação de 0,17% em agosto. O aumento no preço do diesel foi o principal responsável pelo resultado em virtude da elevação nos gastos com fretes. Os dados estão no relatório dos índices de inflação, divulgados pela Assessoria Econômica do Sistema Farsul, nesta quinta-feira, dia 21.
Apesar do resultado no último mês, os custos acumulados do ano e últimos 12 meses continuam apresentando deflação de -4,74% e -2,59%, respectivamente. Os preços de fertilizantes e herbicidas estão entre as principais influências na queda registrada. A lavoura que apresenta a menor retração foi a do trigo, com -4.1%.
O Índice de Preços Recebidos pelo Produtor (IIPR) também registrou resultado negativo de 1,58%, contrariando a tendência dos últimos três meses que registravam valorização. As maiores quedas foram registradas no leite (-4,7%), boi gordo (-3,2%), trigo (-3%) e soja (-2,2%). No acumulado do ano, a queda é de -14,72% e em 12 meses -18,42%.
Na comparação com outros índices, o IICP apontou desaceleração, enquanto o IPCA está inflacionado. Já entre o IIPR e IPCA Alimentos, segue a comprovação de que os índices não apresentam relação direta a curto prazo. O IIPR vem acumulando quedas em 12 meses e o IPCA Alimentos teve o primeiro registro negativo no mês de julho. Porém, já há uma tendência de aumento dos dois índices a longo prazo.
Com informações da Farsul.

0 comentários: