sábado, 23 de setembro de 2017

Aplicativo de celular permite identificar árvores do Parcão

Créditos: ASCOM/PMU
No dia Nacional da Árvore, 21/9, o Parque Dom Pedro II, o Parcão, tornou-se pioneiro em um projeto desenvolvido pela Universidade Federal do Pampa (Unipampa), iniciativa privada e Prefeitura Municipal por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. A partir de agora algumas espécies de árvores podem ser conhecidas por meio do código de barras do QR Code instaladas nas placas de indicação da espécie.
O projeto foi desenvolvido pelo curso de Ciências Naturais da Unipampa com o objetivo de fazer com que a pessoa baixe o aplicativo e, assim, a árvore “se apresente” para a população por meio do código de barras do QR code. São 25 plantas cadastradas ao longo da pista de caminhada que teve apoio da Floricultura Ponderosa.
“Fizemos uma trilha com as espécies de árvores ao longo do passeio, para que todo mundo tenha acesso às informações. Quando a pessoa aproxima o celular do código, ela ouve um áudio que explica qual a espécie da planta e, em alguns casos essa explicação é em espanhol”, disse o Professor, Ailton Jesus Dinardi.
Ao final da gravação que traz detalhamento sobre a espécie, o sistema convida a pessoa para que vá conhecer a próxima árvore fazendo com que o cidadão tenha conhecimento sobre algumas das árvores que fazem parte do paisagismo do Parque Dom Pedro II.
“Nossa participação no projeto foi de custear as placas indicativas, digitalizar o mapa do Parcão e, com o apoio do Professor fizemos a instalação. Esse é um projeto muito importante para a população, pois é o primeiro passo para uma conscientização do Meio Ambiente e, também para as pessoas conhecerem quais espécies estão plantadas aqui no Parcão”, ressaltou o empresário, Thelmo Duarte.
QR Code
O QR Code, ou código QR, é a sigla de “Quick Response” que significa resposta rápida. É um código de barras em 2D que pode ser escaneado pela maioria dos aparelhos celulares que têm câmera fotográfica.

Créditos: ASCOM/PMU
Larissa Vargas

0 comentários: