quarta-feira, 30 de agosto de 2017

Sefaz agendou últimos atendimentos do Refis

O prazo para adesão do programa de Regularização Fiscal do Município (Refis), terminou ontem às 23h59. O programa, que inicialmente teria 30 dias de duração, começou em junho e foi prorrogado por mais 60 dias, ou seja, ao todo foram 90 dias em que os contribuintes que possuíam dividas com a Fisco Municipal puderam renegociá-las e regularizar suas pendências. Ao longo do dia de ontem, a movimentação no Centro Administrativo II foi intensa por conta do término do prazo.
De acordo com o secretário de Fazenda, Valdir Venes da Rosa, muitos contribuintes acabaram deixando para procurar o serviço ‘na última hora’ e ao longo da última semana a Secretaria trabalhou fora do horário de expediente, na tentativa de atender a toda a demanda. “Dispusemos desse serviço por 90 dias. De 1/6 até a 30/6 foi a primeira parte. Como a lei nos autorizava mais 60 dias, nos procedemos dessa forma, e estendemos o prazo de 1/7 a 29/8. Do dia primeiro de julho até o dia 14 de agosto, que são 45 dias, pouquíssimas foram as pessoas que procuraram a Secretaria”, disse, destacando que o aumento na procura começou a cerca de 15 dias.
De acordo com o secretário, na segunda-feira o atendimento foi até a 1h da madrugada do dia seguinte. “Ontem nós saímos daqui 1h da madrugada, pois tivemos um contratempo pela manhã anterior”, frisou. O secretário se referia ao furto de cabos da rede lógica que atrapalhou o atendimento durante todo o turno da manhã de segunda-feira.
Ontem foram distribuídas 150 fichas para atendimento, ainda no turno da manhã. Depois, o contribuinte que chegava à Secretaria não mais recebia fichas. “As 150 fichas foram distribuídas porque é a quantidade que nós entendemos que é possível atender. Ontem nós estávamos com 236 fichas e conseguimos atender em torno de 145 até o fim do expediente”, disse. Ele disse que a meta da Secretaria era atender a todos, mas que “não temos previsão de término, a princípio será até o final do dia, que é o prazo máximo para atender as pessoas que estão esperando. A nossa ideia é que ninguém saia sem atendimento”.
Embora os atendimentos estivem fluindo normalmente, no meio da tarde, ao perceber que não seria possível atender a toda a demanda até a meia noite, Venes decidiu agendar atendimentos personalizados, que ocorrerão ainda durante os próximos dias. Quem não quis agendar o atendimento, pode continuar aguardando que todas as fichas fossem atendidas, mas somente até a meia noite. “A parir daí não teremos mais como atender. Somente o que já estiver agendado, por meio de um termo”, disse.

Gabriela Barcellos

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