terça-feira, 8 de agosto de 2017

Ato repudia violência contra mulher

Neste sábado, 5/8, a União Brasileira de Mulheres (UBM) realizou uma caminhada contra a violência às mulheres. O ato teve início na Praça Barão do Rio Branco e seguiu pelas principais ruas do centro da cidade, terminando na frente da Catedral de Sant’Ana.
Tratou-se da Campanha Brasileira do Laço Branco. Ao longo do percurso, o laço era distribuído, simbolizando o fim da violência contra as mulheres e a paz. “O Laço Branco tem por objetivo sensibilizar e mobilizar os homens em ações pelo fim de todas as formas de violência contra a mulher, atuando em consonância com as ações dos movimentos em prol da equidade de gênero e justiça social”, explica Viviane Lisboa, representante da UBM.
White Ribbon
A Campanha (White Ribbon Campaign) surgiu a partir de um massacre ocorrido no Canadá. No dia seis de dezembro de 1989, Marc Lepine, de 25 anos, invadiu uma sala de aula da Escola Politécnica, na cidade de Montreal. Ele ordenou que os homens (aproximadamente 48) se retirassem da sala, permanecendo somente as mulheres. Gritando “vocês são todas feministas!?”, ele assassinou 14 mulheres, à queima roupa e em seguida se suicidou. O rapaz deixou uma carta na qual afirmava que havia feito aquilo porque não suportava a ideia de ver mulheres estudando engenharia, um curso tradicionalmente dirigido ao público masculino.
O crime mobilizou a opinião pública de todo o país e levou um grupo de homens a se organizar para dizer que existem homens que cometem a violência contra a mulher, mas existem também aqueles que repudiam essa atitude. Eles elegeram o laço branco como símbolo e adotaram como lema: jamais cometer um ato violento contra as mulheres e não fechar os olhos frente a essa violência.
Caroline
O movimento também contou com um pedido de justiça feito por familiares e por colegas de Caroline Tubino, assassinada brutalmente no último dia 24. O crime está sendo investigado pela Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam), aos cuidados da delegada Caroline Huber.
Gabriela Barcellos

0 comentários: