quinta-feira, 6 de julho de 2017

Caso Patrícia: DPCA colhe depoimentos à procura do corpo


Apesar de já ter concluído o inquérito que apurou o desaparecimento da jovem Patrícia Pinto dos Santos, a Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) ainda trabalha para encontrar o corpo da menina. Patrícia, que à época tinha 17 anos, desapareceu no dia seis de outubro do ano passado, depois de sair da casa da mãe, na Rua Prado Lima, para um baile na boate Pimenta com Limão, nas proximidades do Porto Seco Rodoviário. Na ocasião, ela estava acompanhada por uma amiga.
Ao longo de mais de sete meses de investigação, o delegado titular da DPCA, Enio Tassi, concluiu que a jovem foi assassinada e indiciou duas pessoas por homicídio qualificado e ocultação de cadáver, Anderson Rogério dos Santos Pinto, conhecido como ‘Xexéu’, e Rodrigo Kunzler, o ‘Gringo’, ambos recolhidos à Penitenciaria Modulada Estadual de Uruguaiana (PMEU). Xexéu também foi indicado por facilitação a prostituição e tráfico de drogas.
O primeiro a ser preso foi Anderson, que foi ouvido em mais de uma ocasião pelo Delegado, e mantém a versão de que não matou a moça. Já Kunzler foi preso em junho, na cidade de Novo Hamburgo, onde vivia, e chegou à Modulada de Uruguaiana no último dia 27.
Na segunda-feira, 4/7, Tassi esteve na Penitenciária e interrogou Kunzler, que ainda não havia sido ouvido. A expectativa era de que o rapaz fornecesse detalhes sobre a noite crime, que pudesse indicar o local onde o corpo foi desovado. O rapaz forneceu alguns novos detalhes à investigação, contou que conheceu Patrícia naquela noite, através de ‘Xexéu’, que a agenciava para programas sexuais, e admitiu que esteve com a moça, mas nega ter participação no crime.
Outro preso, cujo nome surgiu nas investigações também foi ouvido pelo Delegado. Tassi preferiu não comentar o conteúdo da conversa a fim de preservar a investigação, bem como a identidade do preso. A reportagem do Jornal CIDADE, porém, apurou que se trata de Jaison Damião Berned Pereira, de 25 anos, um vizinho de ‘Xexéu’. Ele foi preso pela Brigada Militar no último dia 16. Tem extensa ficha criminal e dois mandados de prisão expedidos em seu desfavor. Quando foi capturado, estava com um rifle calibre 22, o que originou ainda uma autuação em flagrante por porte de arma.
Denunciados
Imediatamente após receber o inquérito policial, o promotor de Justiça Luiz Antônio Barbará Dias ofereceu denúncia contra os dois acusados. No entanto, além de ‘Xexéu’ e ‘Gringo’, o Barbará denunciou outras três pessoas por crimes relacionados aos fatos ocorridos na noite fatídica.
Natalie Pereira da Silva, 18 anos à época, amiga de Patrícia e que estava com ela naquela noite também responderá pelo homicídio. Em fase policial ela foi tratada como testemunha, porém, para o Promotor, a jovem participou do ato de forma omissa e teve contribuição relevante no crime, na medida que podia ter evitado o resultado
Xexéu, Gringo e Natalie também foram denunciados por favorecimento à prostituição ou outra forma de exploração sexual de adolescente. O mesmo ocorreu com Altamin Lucero Benites, de 51 anos. O homem mantinha uma relação com a vítima, na qual lhe dava dinheiro e presentes, como roupas e perfumes, em troca de favores sexuais.
Por fim, Anderson, Rodrigo, Natalie, e a dona da boate Pimenta com Limão, Lourdes Bezerra, também foram denunciados por fornecimento de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos.
Gabriela Barcellos

0 comentários: