quinta-feira, 4 de maio de 2017

Ronnie Mello ocupa vice-presidência na FNP

Ocorreu, na semana passada em Brasília, a 71ª Reunião Geral da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), com eleição da diretoria, já empossada, que conduzirá a entidade até abril de 2019. O prefeito de Uruguaiana, Ronnie Peterson Colpo Mello (PP) integra a nova diretoria.
Mello é o novo vice-presidente de cidades fronteiriças – arco sul. “Devo isso à confiança depositada pelos prefeitos que compõem o Consórcio do Pampa Gaúcho. Sei o quanto será difícil dar sequência ao trabalho do ex-prefeito de Bagé, Dudu Colombo, mas com disposição e integração poderemos superar problemas que nos acompanham há anos”, considerou ele na ocasião.
Trata-se de uma Vice-Presidência Temática e, ao lado dele estão nomes como Nelson Marchezan Júnior (PSDB), prefeito de Porto Alegre, que ocupa a vice-presidência de Ciência, Tecnologia e Inovação; Dr. Davi, prefeito de Planaltina (GO), vice-presidente de Agricultura Orgânica; e Paulo Piau, de Uberaba (MG), vice-presidente de Agricultura.
Já na diretoria executiva, presidida pelo prefeito de Campinas (SP), Jonas Donizette, Mello tem como colegas: como vice-presidente de relações institucionais, João Doria, (São Paulo, SP); vice-presidente de ODS, Marcelo Crivella (Rio de Janeiro, RJ); vice-presidente de relações com o Congresso Nacional, Arthur Neto (Manaus, AM); vice-presidente de cidades inteligentes, Rafael Greca (Curitiba, PR); vice-presidente de relações internacionais, Luciano Rezende (Vitória, ES); vice-presidente de reforma federativa, Emanuel Pinheiro (Cuiabá, MT); vice-presidente de mudanças climáticas, Geraldo Júlio (Recife, PE); vice-presidente de regiões metropolitanas, Luciano Cartaxo (João Pessoa, PB); vice-presidente relações com o judiciário, Dr. Hildon (Porto Velho, RO); vice-presidente de relações com fóruns e redes, Edvaldo Nogueira (Aracajú, SE); secretário geral, Antônio Carlos Magalhães Neto (Salvador, BA); 1º secretário nacional Roberto Cláudio (Fortaleza, CE); 2º secretária nacional, Teresa Surita (Boa Vista, RR); 2º secretário, Gean Loureiro (Florianópolis, SC); e 1º vice-presidente nacional, Carlos Amastha (Palmas, TO).
Termos de Compromisso
Já na solenidade de posse, foram assinados novos termos de cooperação entre a FNP e instituições parceiras do municipalismo brasileiro.
FNP e Global Convenant of Mayors – o termo tem o objetivo de firmar o compromisso de apoiar as cidades a avançar com a contribuição brasileira e os objetivos da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre mudanças climáticas. O termo foi assinado pelo ex-presidente da FNP, Marcio Lacerda, pelo presidente da FNP, Jonas Donizette, pelo primeiro conselheiro da União Europeia, Rui Lodovino e pelo secretário-executivo do Iclei para a América do Sul, Rodrigo Perpétuo.
FNP e Smart City Expo World Congress – esse termo estabelece a cooperação técnica entre as duas entidades para aprimorar as políticas públicas em sustentabilidade urbana e de cidades inteligentes. Além disso, a FNP se compromete a auxiliar na divulgação do Smart City Expo World Congress, em Barcelona (Espanha). Assinaram o termo o ex-presidente da FNP, Marcio Lacerda e a área manager Brasil do Smart City Expo World Congress, Paula Mélich Bonet.
FNP e Movimento em Defesa do Mercado Legal Brasileiro -  estimular o compartilhamento de boas práticas e de iniciativas dos municípios para o combate ao mercado ilegal. Assinaram o termo o ex-presidente da FNP, Marcio Lacerda e o coordenador do Movimento em Defesa do Mercado Legal Brasileiro, Edson Vismona.
FNP e Coalizão Latino-americana e caribenha de cidades contra o racismo, a discriminação e a xenofobia – o termo visa apoiar a concretização do plano de ação de 10 pontos propostos pela coalizão.  O termo foi assinado pelo ex-presidente da FNP, Marcio Lacerda, e a diretora na área programática da Unesco, Marlova Jovchelovitch Noleto.
FNP e o Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (UNOPS) – Cooperação para facilitar e promover a colaboração entre as entidades em áreas de interesse comum, que incluem projetos de infraestrutura de mobilidade urbana, qualidade e eficiência na gestão pública, parcerias público-privada e adaptação das cidades Pós-HABITAT III. Memorando de entendimento assinado pelo ex-presidente da FNP, Marcio Lacerda e pelo gerente de projetos da Unops, David Melo.
Gabriela Barcellos

0 comentários: