quinta-feira, 4 de maio de 2017

Mudança da Farmácia Básica poupa R$ 5 mil/mês da Saúde





Desde terça-feira, 2/5, a Farmácia Básica Municipal está em um novo local. Anteriormente, localizada na Avenida Presidente Vargas - quase em frente a Posto de Saúde, agora, encontra-se instalada no prédio da Antiga Estação Férrea, localizada na Rua Andradas, número 2381 - Largo da Praça Dom Hermeto.
O prédio que abrigava a Farmácia era alugado pela Prefeitura Municipal. Conforme a secretária de Saúde, Thais Aramburu, o aluguel mensal do prédio custava pouco mais de R$ 5 mil. Já o novo local é um prédio público, mais amplo, permitindo assim, um melhor atendimento à população uruguaianense. “Já que o prédio da Antiga Estação Férrea é da Prefeitura, mudamos para lá. Poupamos assim, o valor do aluguel e desta forma, poderemos aplicar esse valor na compra de medicamentos, salientou Aramburu. Ainda de acordo com a Secretária, a ideia é que com o passar do tempo, a base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) também seja transferida para a área anexa a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), poupando assim, mais um valor mensal de aluguel.
No entanto, a mudança de endereço gerou diversos comentários na internet, entre eles está o da moradora Letícia Segabinazzi. “Acho o endereço contramão, principalmente para os idosos. Muitos vão ter que pegar mais de um ônibus para retirar um medicamento. Próximo ao terminal era bem melhor. Tem que facilitar a vida das pessoas. Com isso ganham as farmácias privadas! Assim eu observo!”, escreveu.
Na mesma postagem, o secretário adjunto de Saúde, Raphaelly Felix, escreveu que a Pasta estaria buscando uma solução quanto ao local. “Estamos buscando alternativas para melhor atender a comunidade no que se refere ao acesso. Algumas questões conseguimos resolver de pronto, outras necessitam um tempo mais largo, mas gostaríamos de salientar que estamos imbuídos em buscar a melhor forma para atender as necessidades da população”, disse Felix.

Medicamentos
Para a retirada de medicamentos referente a processos é necessário apresentar um documento do paciente, podendo este ser a fotocópia (RG ou Cartão do SUS). Já para a retirada de medicamentos controlados é necessário apresentar a receita médica que ficará retida na farmácia mensalmente. O atendimento no local ocorre diariamente das 8h às 20h. 

Karine Ruviaro

0 comentários: