terça-feira, 17 de janeiro de 2017

Pedro Westphalen tenta manter o trem de Uruguaiana

A pedido de Ronnie Mello e Frederico Antunes, o secretário de Transportes se reuniu com Eliseu Padilha, em Brasília, para solicitar que a União não permita o encerramento das atividades da Rumo ALL em Uruguaiana e Santana do Livramento.

Gabriela Barcellos

O secretário de Transportes do Estado, Pedro Westphalen (PP), esteve ontem, 16/1, em Brasília, onde se reuniu com o ministro chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha (PMDB). O encontro foi um pedido do prefeito de Uruguaiana, Ronnie Peterson Colpo Mello (PP) e do deputado estadual Frederico Antunes (PP). O tema da reunião é o encerramento das operações da Rumo ALL nos portos secos de Uruguaiana e Santana do Livramento e o objetivo do Secretário foi de solicitar que a União impeça a interrupção do serviço.
Acontece que, apesar de já comunicado ao operador alfandegário argentino que irá deixar de fazer a operação de transbordo internacional nos dois portos secos no próximo dia 31, a Rumo ALL precisa de autorização da Receita Federal para encerrar a atividade, considerando que detém uma concessão pública. O pedido para deixar a permissão foi encaminhado à Receita Federal em dezembro, mas ainda não houve sinal positivo da União. É justamente esse sinal que Westphalen espera impedir. Ele classificou a atitude da empresa como ‘absurda’ e disse que um novo capítulo sobre o anunciado encerramento das operações está se iniciando. Para o governo gaúcho – assim como também para diversas entidades que já se manifestaram sobre a situação – o ‘abandono’ da operação somente pode ocorrer depois que seja encontrado outro permissionário. Para o Secretário, uma empresa que tem uma concessão pública não pode escolher apenas “a parte boa do trabalho”. Para Frederico, a Fronteira Oeste e o Brasil estão indo na contramão do que estão fazendo outros países nos processos de integração, como Chile.
A Rumo All admitiu que, apesar do anúncio, se não houver autorização da Receita Federal para encerramento do serviço, a empresa deverá seguir com o trabalho normalmente no dia 1º de fevereiro, porém, não confirmou até quando está prevista a operação do porto seco. O contrato da Malha Sul tem previsão de seguir até 2027. Foi assinado pela ALL, adquirida pela Rumo em 2015.

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