terça-feira, 17 de janeiro de 2017

Novas terapias alternativas são a aposta do SUS


Por meio da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC)  agora, o Sistema Único de Saúde (SUS) passa a oferecer novas terapias alternativas como complemento a medicina tradicional. Entre elas estão a meditação, a arteterapia, o reiki, a musicoterapia, o tratamento naturopático, o tratamento osteopático, bem como o tratamento quiroprático.
O Ministério da Saúde reconhece oficialmente a importância das manifestações populares em saúde e a chamada medicina não convencional, considerada como prática voltada à saúde e ao equilíbrio vital do homem. Os serviços são oferecidos por iniciativa local, contudo, recebem financiamento do Ministério da Saúde por meio do Piso de Atenção Básica (PAB) de cada município.
Algumas terapias já eram oferecidas na categoria “práticas integrativas”, como práticas corporais em medicina tradicional chinesa, terapia comunitária, dança circular, ioga, oficina de massagem, auriculoterapia – que consiste na estimulação com agulhas ou objetos metálicos em pontos específicos da orelha para aliviar dores -, assim como a  massoterapia e o tratamento termal. Para a OMS, o termo integrativa é usado quando há associação da terapia médica convencional aos métodos complementares ou alternativos a partir de evidências científicas.

0 comentários: