segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Ed. 2716 - RPV's: Simur está fechado com Ronnie

Aqui, a edição digital...
  1. A suprema magistratura
  2. Batizado
  3. Parabéns I
  4. Parabéns II
  5. Pontual
  6. Troco
  7. Troca
  8. Voluntário
  9. Perícias médicas
  10. Bambas
  11. Mutirão
  12. Noite da Pecuária
  13. Simur aceita proposta de limitação das RPVs
  14. Prefeitura prorroga prazo para pagamento com desconto
  15. Edegar Pretto assume hoje presidência da Assembleia Legislativa
  16. Executivo deverá convocar extraordinária para sexta-feira
  17. Ordem dos Desfiles do Carnaval já está definida
  18. Chegada de turistas argentinos beneficia varejo no Estado
  19. Transporte coletivo poderá parar nesta semana
  20. Inscrições para os Bombeiros Mirins começaram ontem
  21. MPF quer abertura imediata da UPA
  22. Repasse de valores para a Santa Casa pode ser acompanhado via internet
  23. Santa Casa deverá se entregar ao município
  24. Homem é morto a tiros no Cabo Quevedo
  25. Brigada Militar faz patrulhamento aéreo em Uruguaiana a partir de hoje
  26. Polícia Civil formou 219 escrivães e inspetores
  27. Flagrante
  28. Clone
  29. Blitz
  30. Balada Segura
  31. Já estão abertas as inscrições para 214.110 bolsas do ProUni
  32. Certificado de conclusão com base no resultado do Enem já pode ser solicitado
  33. Aberto edital de contratação para professor substituto
  34. Prefeitos devem realizar cadastramento on-line no FNDE
  35. Guarani conquistou bicampeonato no domingo
  36. Novidades na AEU não param
  37. Barra do Quaraí terá quadra de futebol society
  38. Velocidade
  39. Inscrições para o Jogos de Verão do Sesc estão abertas
  40. O que é Trombose?
  41. Cinquenta Tons Mais Escuros
  42. Francesa vence o Miss Universo
  43. Malhação
  44. Sol Nascente
  45. Rock Story
  46. A Lei do Amor
  47. Tatá Werneck e Tiago Iorc no Altas Horas

Projeto cultural: Participe da segunda edição do “Valores da Nossa Terra”


Amanhã, 29/01, na Praça Barão do Rio Branco, irá acontecer a segunda edição do projeto “Valores da Nossa Terra”. Desta vez, os ritmos que embalarão o público serão o MPB e o Nativismo. A partir das 20 horas, sobe ao palco os cantores Nilton Rosa, Francisco Alves, Ricardo Carús e Fernando Baldes.

Uruguaiana: Fase deverá construir nova unidade escolar

Em uma reunião ocorrida na terça-feira, 17/01, entre o presidente da Fundação de Atendimento Sócio-Educativo (Fase), Robson Luis Zinn, o secretário da Educação, Luis Antônio Alcoba, e a secretária-adjunta, Iara Wortmann ficou definido a construção de seis novas unidades escolares da Fase. Elas ficarão na parte externa dos centros de atendimentos socioeducativos – atualmente, ficam no interior dos locais. A medida busca permitir a ampliação dos espaços para realização de cursos e oficinas profissionalizantes para os adolescentes.
Serão construídas novas escolas em Caxias do Sul, Pelotas, Uruguaiana e Santo Ângelo, e em Porto Alegre, no Case POA II e Centro de Atendimento Socioeducativo Feminino (Casef). Além disso, está prevista a construção de um ginásio poliesportivo que atenderá todo o Complexo Cruzeiro, na capital. As estruturas devem estar prontas até o final do primeiro semestre de 2018. Os valores de aproximadamente R$ 10 milhões são da Secretaria da Educação (Seduc) em parceria com o Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird).
Outras duas escolas também serão construídas nos mesmos modelos. Contudo, com outras fontes de recursos. Em Porto Alegre, o Case POA I receberá uma unidade escolar com recursos provenientes de uma parceria entre a Fase e o Banco Interamericano de Desenvolvimento. Já em Santa Maria, na região central. a Fase construirá uma escola com verba proveniente de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC).

Levantamento da Farsul mostra distância entre preços no campo e prateleiras

Gabriela Barcellos

Foi divulgado na quarta-feira, 25/1, Relatório de Índices de Inflação (IICP e IIPR), produzido pela Assessoria Econômica do Sistema Farsul. O documento aponta que, se os preços nos supermercados estivessem diretamente relacionados aos praticados no campo, eles fechariam 2016 praticamente com os mesmos valores do final de 2015, bem distante da realidade das prateleiras. O levantamento mostrou ainda um pequeno percentual nos custos de produção.
Conforme o levantamento, o Índice de Inflação dos Preços Recebidos pelos Produtores Rurais do RS (IIPR) registrou 0,28% no acumulado do último ano. No segundo semestre houve retração em todos os meses, com dezembro chegando a -0,23%. Já o IPCA ficou em 6,29% e o IPCA Alimentos teve alta de 8,61%. O economista-chefe do Sistema Farsul, Antônio da Luz, lembra que há muito tempo a Federação vem alertando para o fato, “não são os preços agropecuários que causam inflação, mas é a própria inflação que causa o aumento nos alimentos”, explica.
Luz lembra que na composição dos preços entram diversos fatores como aluguel, energia elétrica, combustível e funcionários, e o custo do alimento é o menos impactante. “Não é o trigo que encarece o pão ou o tomate que faz uma pizza congelada custar mais, tem muitos outros fatores por trás”, afirma. Desde o início da série histórica o IIPR e o IPCA Alimentos registram movimentos independentes.
O ano que passou também apresentou pequena alta nos custos de produção. O Índice de Inflação dos Custos de Produção (IICP) fechou com 0,33% no acumulado. Depois de ter registrado, em 2015, a maior alta desde o início do Plano Real, 2016 foi marcado por deflação ao longo do período. Com as altas nos dois últimos meses, o indicador virou, mas se manteve próximo de zero.
Os fertilizantes, em consequência da taxa cambial, foram os grandes responsáveis por puxar o índice para baixo, com -19%. Mas, os agroquímicos, mais uma vez, foram os principais ofensores do IICP. Mesmo com a apreciação do Real, eles registraram aumento entre 10% e 13% em média, tendo a orizicultura como a mais atingida. As sementes também apresentaram reajustes consideráveis, principalmente trigo (29%) e milho (17%).
O relatório na íntegra está disponível no site da Farsul.

sábado, 28 de janeiro de 2017

190 em ação

Ameaça I
Duas pessoas registraram ocorrência por ameaça com arma de fogo. Os dois rapazes contaram à polícia que um homem, com um revólver em punho, invadiu a oficina onde trabalham, procurando por um deles. O acusado sabia o endereço da vítima e prometeu encontra-lo. O motivo seria porque o homem acredita que uma das vítimas esteja envolvida no furto de sua motocicleta.
 
Ameaça II
Um homem procurou a polícia depois de ser ameaçado por outro. O fato ocorreu em um posto de gasolina na Rua XV de Novembro. A vítima contou que o homem lhe ameaçou com um facão, que o conhece – e o identificou – mas desconhece o motivo da ameaça.
 
Ameaça III
Uma mulher procurou a polícia depois de ser ameaçada de morte pela própria cunhada. Ela contou que a acusada lhe disse que vai mandar matá-la, pois conhece muitos bandidos, e alegou que não sabe a razão da ameaça.
 
Ameaça IV
Um homem registrou ter sido ameaçado por outro. Ele contou que o acusado lhe comprou um som automotivo, mas não pagou. Quando foi cobrar, o homem ameaçou lhe dar ‘uns tiros’.
 
Assalto I
Um homem foi assaltado na Rua Homero Tarragó, nas proximidades do açougue 1º de Maio. A vítima contou à polícia que foi abordado por dois indivíduos de roupas escuras, altos e magros, aparentando ter entre 25 e 30 anos. Um deles portava uma faca e mandou que a vítima entregasse a carteira, com documentos e cartões bancários.
 
Assalto II
Um rapaz registrou que foi assaltado por um homem na Rua Eustáquio Ormazabal. Ele contou que o homem surgiu de um beco, estava armado com uma faca e roubou sua mochila contendo a farda do Exército, documentos pessoais e R$ 150 em dinheiro.

Integração e parcerias são prioridades no novo comando da Brigada Militar

O novo comandante-geral da Brigada Militar, coronel Andreis Silvio Dal’Lago, assumiu o cargo em cerimônia ocorrida na manhã de quarta-feira, 25/1, na Academia de Polícia Militar. De acordo com Andreis, a nova gestão prioriza três eixos fundamentais: gestão, tecnologia de informação e integração e parcerias. “É notório que estamos passando por momentos difíceis. Neste momento, a população precisa de instituições sérias e dedicadas como a Brigada Militar. É o momento de nos reestruturarmos e encarar os desafios”, declarou.
Dal’Lago assume no lugar de Alfeu Freitas Moreira, que agora passa a integrar a reserva remunerada da instituição. A solenidade teve a presença do governador José Ivo Sartori e do vice-governador José Paulo Cairoli.
De acordo com Sartori, a nova gestão seguirá com qualidade e competência à frente da instituição. “Além de ser uma família, a Brigada Militar também é uma equipe leal, corajosa e comprometida. Tenho certeza de que o novo comando dará continuidade ao trabalho primoroso desenvolvido pelo coronel Freitas”, afirmou.
O secretário da Segurança Pública, Cezar Schirmer, destacou “o destemor e a coragem” do trabalho de Freitas à frente da Brigada Militar. O secretário desejou boa sorte ao novo comandante, salientando que “o coronel Andreis é um homem que compreende a situação atual do Estado. Tenho certeza de que esta atitude contribuirá para a construção de um Rio Grande do Sul mais seguro e eficiente para a população”.
Após 35 anos, o coronel Freitas deixa a ativa na Brigada Militar e passa a integrar a reserva remunerada. Durante sua passagem pela instituição, foi chefe do Estado-Maior; subcomandante-geral e comandante-geral. Para ele, concluir a carreira em um cargo de tamanha importância é a conclusão de um ciclo positivo. “Procurei conduzir a Brigada Militar com respeito e responsabilidade. Termino esta etapa muito grato e orgulhoso por fazer parte de uma família forte e destemida como esta instituição”, completou.

Novo comandante
Natural de Caxias do Sul, o coronel Andreis Silvio Dal’Lago tem 54 anos e está há 33 anos na Brigada Militar, onde já foi chefe do Estado-Maior e subcomandante-geral. Como tenente-coronel foi comandante do 34º Batalhão de Polícia Militar em Esteio, comandante do Colégio Tiradentes e chefe da 1ª Seção do Estado-Maior da Brigada Militar.
Juntamente com o novo comandante-geral da Brigada Militar, assume o cargo de subcomandante-geral o coronel Mario Yukio Ikeda. O coronel Julio César Rocha permanece no cargo de chefe de Estado Maior.
Também participaram da solenidade secretários de Estado e autoridades locais.
Com informações da SSP.

Sócios de clínica odontológica são acusados de apropriação indébita

Gabriela Barcellos

Um empresário procurou a Polícia Civil na tarde de ontem, 27/1, e denunciou os sócios por apropriação indébita.
Em novembro passado ele se associou a uma clínica odontológica, a VIP Odontologia, deixando a administração do negócio com os dois sócios minoritários, Luciana da Silva, cirurgiã dentista, e Edimar Luis Dickel, protético.
Neste mês, porém, ao pedir vistas às contas da empresa, os minoritários se recusaram a apresentar. No dia 23, o sócio majoritário retomou a administração da clínica, ao que os sócios insatisfeitos se retiraram e passaram a ameaçar funcionários em via pública, e clientes através de redes sociais.
Ao verificar as contas da empresa, especialmente as receitas e despesas, o empresário identificou a falta R$ 12 mil referente ao mês de dezembro, e R$ 13 mil referente ao mês de janeiro, e registrou ocorrência na Polícia.

Mulher acusa ‘ex’ de iniciar incêndio em sua casa

Um incêndio destruiu uma casa, na Rua Pedro Marini, bairro Santo Inácio, na madrugada de ontem, 27/1.
A vítima contou à polícia que estava dormindo e, por volta de 5h30min, acordou com um forte barulho e percebeu um clarão vindo do quarto de seus filhos. Foi então que percebeu que a casa estava pegando fogo. Ela conseguiu sair da residência, de madeira, pela porta principal. Os filhos não estavam em casa, pois foram passar a noite na casa do pai.
Tanto a casa, quanto o carro da vítima, um Ford Escort, que estava estacionado na calçada, na frente da casa, foram completamente queimados.
A ocorrência foi registrada como incêndio criminoso. A vítima contou à polícia que acredita que seu ex-companheiro tenha iniciado o sinistro. Segundo ela, por volta de 4h, o ‘ex’, de 24 anos, lhe mandou uma mensagem, pedindo para que ela ligasse para ele. No entanto, a vítima ignorou e voltou a dormir.
Os dois estão separados a cerca de três semanas e a vítima já havia procurado a Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam), onde registrou ocorrência contra o ‘ex’ por ameaça. Atualmente, ela possui medidas protetivas vigentes contra o acusado.

Polícia Civil registra dois suicídios em 24 horas

Gabriela Barcellos

A Polícia Civil em Uruguaiana registrou dois casos de suicídio entre quinta-feira, 26/1, e sexta-feira, 27/1. Nos dois casos, as vítimas teriam tirado a própria vida fazendo uso de armas de fogo.
Na madrugada de ontem, Antônio Eduardo de Oliveira Miler, de 44 anos, desferiu um disparo contra o próprio peito. O ato foi testemunhado pela mulher e pelo filho do homem. Ela contou à polícia que estava vendo televisão com o marido, no quarto. Ao dirigir ao banheiro, fora surpreendida pelo marido, agora armado com um revólver calibre 38, que fora do pai dela e que estava guardado debaixo da cama.
Ao tentar acalmar o marido, a mulher acabou chamando a atenção do filho do casal, que estava em outro quarto, e se dirigiu ao quarto do casal. Antônio, sem hesitar acabou desferindo um único disparo contra o peito.
De acordo com a família, o homem sofria de depressão a cerca de quatro anos e estava em tratamento. A arma utilizada havia sido escondida dentro da casa, e nenhum membro da família sabe, até o momento, como que Antônio a encontrou. O corpo dele foi encaminhado para exame de necropsia. A arma foi apreendida, porém, já havia sido manuseada quando entregue à polícia.
No dia anterior, uma mulher registrou o falecimento do marido em circunstâncias semelhantes. Luís Polett Bressan também atirou contra si próprio, na cidade de Itaqui, na quarta-feira, 25/1, e estava internado no Hospital Santa Casa de Caridade de Uruguaiana, vindo a óbito no dia seguinte. Da Santa Casa, o corpo de Luís foi encaminhado à cidade de São Borja para realização de exame de necropsia.

Boleto vencido poderá ser pago em qualquer banco a partir de março

A partir de março, o cliente que atrasar uma conta poderá pagar o boleto vencido em qualquer banco, e não só naquele que emitiu a cobrança. A novidade faz parte de um sistema de registro de boletos, que está em fase de implementação pela Febraban (Federação Brasileira de Bancos), chamado de Nova Plataforma de Cobrança.
Além de maior facilidade para pagar contas, o objetivo do novo sistema é proporcionar maior segurança ao sistema bancário, reduzindo inconsistências de dados, pagamento em duplicidade e fraudes ao permitir a identificação do CPF do pagador, o que facilita o rastreamento de pagamentos.
Não entram na plataforma contas de consumo (como luz e água) e nem tributos (IPTU e IPVA). O calendário de implementação dessa ferramenta se estende até dezembro, conforme o valor do título: valor igual ou superior a R$ 50.000,00 com implementação a partir de 13/03; Entre R$ 49.999,99 e R$ 2.000,00 a partir de 8/05; Entre R$ 1.999,99 e R$ 1.000,00 a partir de 10/06; Entre R$ 999,99 e R$ 500,00 a partir de 18/09; Entre R$ 499,99 e R$ 200,00 a partir de 23/10 e igual ou inferior a R$ 199,99 a partir de 11/12.

Governo do Estado vai parcelar primeiro salário de 2017

A Secretaria Estadual da Fazenda confirmou o primeiro parcelamento da folha do funcionalismo em 2017. Um alento é que a primeira parcela do mês de janeiro será superior à média praticada no ano passado. A expectativa é que o valor depositado nas contas no dia 31/01 supere os R$ 3 mil, quitando integralmente mais de 65% da folha.
Além dos salários parcelados, o 13º dos servidores também está sendo pago de forma fracionada. O Piratini também reconheceu que o pagamento da segunda parcela do 13º salário de 2016 vai ser realizado.
A arrecadação do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) de dezembro e do IPVA ( Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) seriam os responsáveis por esse novo cenário.

Uruguaiana: Cartório recebe totem para Consulta Nacional de Protesto

O Tabelionato de Protestos de Títulos e Documentos de Uruguaiana recebeu na tarde de quarta-feira, 25/01, um totem equipado com um aplicativo da Consulta Nacional de Protesto. A ferramenta deve ser uma aliada para os negócios, possibilitando verificar se o cliente em potencial é bom pagador, e também para a população, que tem o acesso gratuito a informação.
Na entrega do equipamento, representantes do Instituto de Estudos de Protesto do Rio Grande do Sul (IEPRO-RS), foram ao Tabelionato de Protestos de Títulos e Documentos para orientar o tabelião Adilson Rene Ribeiro Teixeira e equipe sobre a utilização da tecnologia. O aplicativo instalado em um tablet tem interface simples e intuitiva. Para consultar a existência ou ausência de protesto, é necessário que o usuário insira apenas o CPF ou CNPJ com o qual deseja buscar informações.
O totem já está à disposição da população no Cartório, localizado na Rua Tiradentes, 2488.

Banco de Sangue de Uruguaiana precisa de doadores

O Banco de Sangue  do Hospital Santa Casa de Caridade (HSCC) está operando com o estoque limite de bolsas. Nesse período do ano, por causa das férias e verão, o número de doadores reduz bastante e, em contra partida, o número de acidentes e casos que necessitem de transfusão de sangue aumentam bastante.
Segundo a enfermeira responsável pelo Banco de Sangue, Marilaine Naziazeno Garcia, “todos os tipos de sangue são bem-vindos. Entretanto, precisamos especialmente de O+ e O-, que são os que mais estão em falta”, comenta Garcia.
O local presta assistência de hemoterapia, realizando todas as etapas do ciclo do sangue, desde a coleta, processamento, testes sorológicos e imunohematológicos, assim como o controle sobre todo o processo de transfusão. O Banco de Sangue iniciou suas atividades em junho de 2006. Atualmente, é responsável pela coleta e transfusão de sangue e/ou seus componentes nos pacientes em tratamento no hospital. Para não ocorrer falta, seriam necessárias de 12 a 15 doações diárias. Contudo, nessa época do ano as doações chegam somente a 20/25 por semana. Marilaine comenta ainda que quando um paciente dá entrada no hospital e ele necessita de transfusão, a equipe do local intensifica os pedidos para familiares. “Pedimos que para cada bolsa utilizada pelo paciente, seus familiares tentem conseguir outras quatro. Somente assim, conseguimos manter o nosso estoque”, diz Garcia.
Além da coleta na sede do Banco de Sangue, em algumas oportunidades a captação ocorre em outros pontos da cidade. Isso só é possível graças a Unidade Móvel de Coleta do Banco de Sangue de Uruguaiana, o ônibus da HEMOURU.
Para doar sangue, é preciso:
Levar documento oficial de identidade com foto; ter 18 e 67 anos - menores de idade a partir dos 16 anos podem doar somente com autorização e acompanhamento de um responsável; pesar 50 kg ou mais; ser e estar saudável; não estar em jejum e evitar apenas alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação.
Impedimentos temporários:
Se estiver gripado, resfriado, com febre, espere sete dias após o desaparecimento dos sintomas; período gestacional; período pós-gravidez: 90 dias para parto normal e 180 dias para cesariana; amamentação; ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação; tatuagem e/ou piercing nos últimos seis meses (piercing em cavidade oral ou região genital impedem a doação); não ter feito exames/procedimentos com utilização de endoscópio nos últimos seis meses; comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis: aguardar 12 meses.
Estão impedidos:
Quem teve hepatite após os dez anos de idade; quem teve Doença de Chagas; quem teve ou tem Malária ou Sífilis;  recebeu transfusão de sangue ou de hemocomponentes do último ano; quem tem evidência clínica ou laboratorial das seguintes doenças transmissíveis pelo sangue: hepatites B e C, Aids (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II; quem fez uso de ilícitas injetáveis.
Intervalos para doação
Homens podem fazer doações a cada 60 dias, sendo no máximo quatro doações por ano. Já as mulheres, a cada 90 dias, sendo até três doações por ano.
Cuidados necessários após a doação:
Manter o curativo no local da punção por pelo menos quatro horas; evitar esforços físicos exagerados por pelo menos 12 horas; aumentar a ingestão de líquidos; não fumar por cerca de duas horas e evitar bebidas alcoólicas por 12 horas.
O Banco de Sangue de Uruguaiana está localizado junto a Santa Casa, com horário de atendimento de segunda a sexta-feira das 8 às 12 horas. Pela parte da tarde, são realizados os trabalhos administrativos do local.

Visita do secretário dos Transportes acontecerá dia 17

Gabriela Barcellos

A visita do secretário de Transportes do Estado, Pedro Westphalen (PP), inicialmente anunciada para o próximo dia dez, ocorrerá no dia 17.
Westphalen, que recentemente encampou a ‘briga’ para manter a empresa Rumo/ALL operando no porto ferroviário de Uruguaiana e Santana do Livramento, virá ao município acompanhado pelo deputado Frederico Antunes (PP). Na ocasião, eles participarão da entrega à comunidade da Barragem Sanchuri – agora distrito – das obras de recuperação da VRS-834, que liga o distrito de São Marcos à BR-472. A referida obra foi solicitada ainda em 2014, e realizada pela 9ª Superintendência Regional do Daer.
Além de Uruguaiana, Pedro Westphalen deverá visitar outras cidades da região, todas no mesmo dia. Está prevista a ida do político a São Gabriel, Alegrete e Quaraí. Os compromissos incluem reuniões e vistorias nas estradas estaduais.
Em São Gabriel haverá visita formal ao prefeito, Rossano Gonçalves – o que deve se repetir em Uruguaiana – e vistoria à a RS-630 e à Ponte Passo do Pinto. Em Alegrete, o primeiro compromisso é a cerimônia de entrega de um automóvel doado à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Alegrete (APAE/Alegrete) através do programa “Frota Social”, da Souza Cruz. Também está na agenda uma reunião com a prefeita, Cleni Paz, vereadores e lideranças para tratar de diversos temas, em especial as RS-566 RS-377 e o acesso leste do município. Em Quaraí, haverá vistoria à RS-377 (Rodovia Simões Lopes Neto), que liga a BR 290 ao município de Quaraí. Na ocasião, será instalada uma placa de sinalização com o nome da estrada.

Deputado Vinícius Ribeiro visitou Uruguaiana


Gabriela Barcellos

O deputado estadual Vinícius Ribeiro (PDT) esteve em Uruguaiana na quinta-feira, 26/1. A visita foi organizada pelo presidente local do Partido Democrático Trabalhista, ex-vereador Marcelo Cardoso Lemos.
A agenda do Parlamentar no município incluiu uma visita ao prefeito Ronnie Mello (PP). Na ocasião, Mello solicitou apoio do Parlamentar, especialmente pelo alinhamento das ideias na área de planejamento estratégico, e ainda a busca por verbas federais a fim de viabilizar a construção de um conjunto residencial. Ribeiro garantiu apoio total ao município e frisou que “numa boa gestão, quem ganha é a população, independente do partido político que está no poder”. Ribeiro também esteve Câmara de Vereadores e recebeu algumas demandas dos legisladores locais.
Houve ainda confraternização com o diretório e membros do Partido no município e, o Parlamentar conversou com o Jornal CIDADE sobre questões que considera essencial, como o apoio ao serviço público, a importância de trabalhar em prol do Estado acima das agremiações partidárias.
Daqui, Ribeiro seguiu, acompanhado por Lemos, até Barra do Quaraí, onde abonou as fichas partidárias de novos correligionários e se reuniu com o prefeito Iad Choli (PSB).
Vinicius começou sua carreira política em 2000, quando elegeu-se vereador pela primeira vez em Caxias do Sul. Foi eleito o vereador mais jovem do município, com apenas 23 anos, e 2.264 votos. Concorrendo mais três vezes para a Câmara Municipal, aumentou sua votação e aprovação da comunidade. Foi também o presidente da Câmara mais jovem, no terceiro ano de mandato. Além do Legislativo atuou também no Executivo como secretário de Planejamento, e secretário de Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana. Em 2013 assumiu como deputado estadual titular na Assembleia Legislativa, onde permaneceu até o final de 2014. Em 2015 esteve na Presidência da Corag, retornando à Assembleia em novembro do mesmo ano. É filiado ao PDT desde 1998.
Formado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Caxias do Sul e pós-graduado em Gestão Empresarial pela FGV, Ribeito também é professor universitário.

Painel Ed.2715

Manutenção

Na quinta-feira, 26/01, o prefeito Ronnie Mello juntamente com o Secretário de Infraestrutura Urbana e Rural, João Francisco da Costa Fernandes esteve vistoriando o início das obras de recuperação da iluminação do trevo da BR 472. A iluminação vai trazer mais segurança para quem vai à Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Barra do Quaraí, Círculo Militar, e beneficiar moradores e empresas na localidade. A iluminação está sendo realizada com a parceria da comunidade, pelo qual, fez a doação das 12 lâmpadas que compõem a área do trevo.

Feira

Será lançada no domingo, 05/02, a Feira da Comunidade Uruguaianense. Evento que tem por objetivo fazer com que produtos cultivados por pequenas propriedades possam ganhar visibilidade, além de ser uma opção para a comunidade adquirir produtos orgânicos livres de agrotóxicos e industriais fomentando a economia do Município. A Feira vai acontecer todo o primeiro domingo de cada mês das 08 às 13 horas, na Praça Barão do Rio Branco.

Passamento

Foi sepultado na tarde de ontem, 27/01, às 15 horas, o corpo de Júlio Machado da Silva Filho, de 70 anos. Médico veterinário, músico e compositor, foi presidente da Califórnia da Canção Nativa de Uruguaiana na década de 2000, e co-autor, juntamente com João Batista Machado, da música Guri - um clássico da música nativa que, em 1983, venceu a 13ª Califórnia na voz de César Passarinho. Júlio também era embaixador do Festival de Cosquín no Brasil, que acontece anualmente, na Província de Córdoba, na Argentina.

Febre Amarela I

Centro de Saúde de Uruguaiana tem vacina contra a Febre Amarela. Para receber a dose, as pessoas deverão apresentar o documento de identificação (obrigatório) e a carteira de vacinação. Quem tem 60 anos ou mais precisa indicação médica para avaliar o benefício da vacinação e os riscos de eventos adversos nessa faixa etária. Crianças que não foram vacinadas aos nove meses de idade devem tomar a vacina e o reforço com intervalo mínimo de 30 dias entre as doses.

Febre Amarela II
Para aquelas pessoas que forem se deslocar para áreas que tem a doença e não receberam a dose nos últimos dez anos é preciso que tomem a vacina pelo menos 10 dias antes da viagem. Horário de atendimento no Centro de Saúde: manhã das 8 às 12 horas, com intervalo para desinfecção das 10 horas às 10 horas e 30 minutos e pela parte da tarde das 13 horas às 17 horas e 30 minutos, com intervalo para desinfecção das 16 horas às 16 horas e 30 minutos.


Movimento

Na quarta-feira, 25/01, representantes do recebemos do Movimento Negro de Uruguaiana foram até o Gabinete do Prefeito Ronnie Mello conversar com ele. Na oportunidade foram abordados diversos assuntos, tais como sancionar o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Social; inclusão de projetos sociais na comunidade; campanhas contra o racismo institucional. No momento, o prefeito comunicou que fará reuniões com as secretarias com o propósito de auxiliar na elaboração de projetos e trabalhar essas questões com a comunidade, inclusive, escolar.

Combustíveis
Preço da gasolina e diesel cai nas refinarias. O diesel reduziu em média 5,1% e a gasolina em 1,4%. Os novos valores começaram a ser aplicados ontem, 27/01. A redução nas refinarias não necessariamente chegará aos consumidores porque a lei brasileira garante liberdade de preços no mercado de combustíveis e derivados.

Deputado
O Prefeito Ronnie Mello (PP), recebeu na tarde de quinta-feira, 26/01, a visita do Deputado Estadual, Vinicius Ribeiro (PDT). Durante a visita cortesia, o Deputado colocou-se à disposição de Uruguaiana.O prefeito Ronnie Mello destacou a importância de manter aliança com representantes políticos que tenham pretensão de ajudar Uruguaiana.

Obras
O prefeito Ronnie Mello acompanhou na manhã desta sexta-feira, 27/01, a Comissão Fiscalizadora das obras da Odebrecht Ambiental presidida pelo Assessor Ricardo San Pedro, orientação técnica do Engenheiro Osmar Saldanha, e também com participação do membro da comissão, Alcir Massário. A comissão tem por objetivo acompanhar e fiscalizar as obras junto à concessionária de água e esgoto. “É dever nosso fiscalizar, e faremos com toda responsabilidade e cautela, escreveu Ronnie em sua rede social”.

Carnaval
Jurados que atuam no carnaval do Rio de Janeiro ou São Paulo não são mais obrigatoriedade no Carnaval de Uruguaiana. A nova medida busca reduzir os gastos do carnaval deste ano. A decisão ocorreu em uma reunião realizada na quarta-feira, 25/01, entre Comissão de Carnaval, representantes do Governo Municipal e presidentes das escolas de samba.

Parceria
O Executivo Municipal em parceria com o Exército Brasileiro através do General de Brigada, Wilson Mendes Lauria, Comandante da 2ª Brigada de Cavalaria Mecanizada realizará, nos próximos meses, a Operação Presença. A atividade terá apoio das Ações Cívicas Sociais (ACISO) do Exército e contará com profissionais de algumas secretarias do governo, levando serviços à comunidade tais como: restauração e manutenção das vias públicas, assistência médica e odontológica às famílias. Essas ações sociais acontecerão uma vez por mês em vilas do interior e nos bairros da cidade.

Inspetoria
Em solenidade realizada na quinta-feira, 26/01, no Palácio Piratini, em Porto Alegre, os municípios de Uruguaiana e Alegrete foram contemplados com a entrega de uma van cada, para o trabalho das inspetorias veterinárias com sede, nos municípios.

Ed. 2715 - Banco de Sangue pede socorro

Aqui, a edição digital...
  1. Assim começa
  2. Manutenção
  3. Combustíveis
  4. Febre Amarela I
  5. Febre Amarela II
  6. Deputado
  7. Obras
  8. Carnaval
  9. Parceria
  10. Feira
  11. Inspetoria
  12. Passamento
  13. Movimento
  14. Deputado Vinícius Ribeiro visitou Uruguaiana
  15. Visita do secretário dos Transportes acontecerá dia 17
  16. Banco de Sangue de Uruguaiana precisa de doadores
  17. Cartório recebe totem para Consulta Nacional de Protesto
  18. Governo do Estado vai parcelar primeiro salário de 2017
  19. Boleto vencido poderá ser pago em qualquer banco a partir de março
  20. Levantamento da Farsul mostra distância entre preços no campo e prateleiras
  21. FecoAgro/RS elege diretoria para o período 2017/2020
  22. Renegociação de financiamento do PSI é autorizado
  23. Final do Crioulaço vai distribuir mais de R$ 70 mil em prêmios
  24. Polícia Civil registra dois suicídios em 24 horas
  25. Mulher acusa ‘ex’ de iniciar incêndio em sua casa
  26. Sócios de clínica odontológica são acusados de apropriação indébita
  27. Integração e parcerias são prioridades no novo comando da Brigada Militar
  28. Ameaça I
  29. Ameaça II
  30. Ameaça III
  31. Ameaça IV
  32. Assalto I
  33. Assalto II
  34. Unipampa tem trabalhos premiados na Paraíba
  35. 8 orientações para economizar na compra do material escolar
  36. MEC prorroga prazo de inscrições para o Sisu
  37. 250 vagas para Letras EAD foram abertas nessa semana
  38. Fase deverá construir nova unidade escolar
  39. BN Digital reúne documentos, imagens e mapas
  40. ‘Moana’ lidera ranking de bilheteria no Brasil
  41. “Como Nossos Pais” e “Vênus – Filó, a Fadinha Lésbica vão para Berlim
  42. Participe da segunda edição do “Valores da Nossa Terra”
  43. Declarações de Trump elevam vendas nos EUA do livro 1984
  44. Conheça um pouco mais sobre eles
  45. Eduardo Sterblitch integra a bancada de jurados do ‘Amor & Sexo’
  46. Grávida, Bruna Hamú se despede de ‘A Lei do Amor’
  47. Malhação
  48. Sol Nascente
  49. Rock Story
  50. A Lei do Amor
  51. Isabella faz graça com os paparazzo

sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Jornalista uruguaianense lança seu primeiro livro infantil

A jornalista uruguaianense Letícia Dornelles, mas que atualmente reside no Rio de Janeiro acaba de lançar - pela editora Chiado - seu primeiro livro infantil. “As Aventuras de Patrick”, conta a história sobre a deliciosa infância de seu filho.
“Eu sempre tive vontade de escrever um livro infantil ou algum trabalho dirigido a crianças. Eu tenho um filho de seis anos que é o Patrick (do livro) e a partir das experiências minhas com ele, eu escrevi esse livro... Eu apenas dei um trato literário a tudo o que a gente conversa e vive. Esse livro é a história dele”, afirma a autora.
Sinopse
Patrick é um menino feliz, criativo e inteligente de cinco anos. Vive aventuras imaginárias, nas quais viaja no tempo e no espaço. Patrick conversa com dragões, brinca com dinossauros, e pilota uma nave espacial, na qual viaja pelo Sistema Solar. Sentimental, Patrick não conheceu o pai, que morreu quando a mãe estava grávida. Com momentos de muita emoção, “As Aventuras de Patrick” nos apresenta o pequeno herói, sua família, seus amigos e a inseparável cachorrinha Alice. O livro remete o leitor adulto à própria infância e convida o pequeno leitor a fazer parte da divertida turma do Patrick.
“Eu li o livro na escola dele, para um auditório lotado de crianças da faixa etária dele, um pouco mais velhas, e as crianças se emocionaram, algumas choraram. Dois meses depois dessa leitura, um dos meninos olhou pra mim numa aula de natação e disse “olha lá, aquela moça é a escritora, foi na minha escola ler o livro. O filho dela é o Patrick. Eu achei isso muito bacana, porque criança tem essa memória afetiva, que às vezes, o adulto não tem. O adulto pode ler um livro e esquecer do que se trata, a criança não esquece. Sempre penso que quando você lê pra uma criança, você está estimulando o desenvolvimento e a criatividade dela”, comenta Dornelles.
A autora comenta que após a leitura, muitos amiguinhos do filho vieram até ela e sugeriram ideias para os próximos livros, sobre o que eles queriam ler. Além disso, ela conta que muitos deles também são personagens dos livros.  “É muito gostoso trabalhar com eles e depois ter essa resposta das crianças, querendo ser personagens e querendo ajudar na escrita do novo livro”, salienta.
Apresentação da Autora
Letícia Dornelles é jornalista e autora de televisão. Trabalhou como repórter nos programas da Rede Globo “Fantástico” e “Globo Esporte”. Também apresentou o programa de esportes Band Esportes. Estreou como roteirista de novelas, na Rede Globo, com “Por Amor”, posteriormente roterizando “Andando nas Nuvens”. Já no SBT, escreveu a novela “Amigas e Rivais” e a minissérie “Minha Vida É Uma Novela”. Na Rede Record, escreveu humorísticos, programas de variedades, a sitcom “Louca Família”, além de criar e escrever os especiais “Tá Tudo Em Casa” e “A Nova Família Trapo”. Na literatura, seu primeiro livro foi “Como Enlouquecer em 10 Lições”, comédia sobre os bastidores de uma novela. Na categoria literatura infantil, estreou com o livro “As Aventuras de Patrick”. Já em fase de impressão, o próximo livro a ser a ser lançado em abril, no Brasil e Portugal é o “Delação Premiada”.
Vale registrar que toda a renda adquirida com a venda dos livros será destinada para caridade. “Quando eu recebi os primeiros exemplares, eu vendi dentre os meus amigos e já peguei o dinheiro e comprei cestas básicas – até postei foto na internet da gente no supermercado, depois a gente montando as cestas, indo entregar para uma senhora de Copacabana que ajuda crianças e idosos carentes. Eu pretendo fazer isso com a renda que for entrando”.
Maiores informações podem ser obtidas pela página https://www.facebook.com/asaventurasdepatrick/.

Sisu 2017: 10 dicas para conseguir a vaga com a nota do Enem

As inscrições para a primeira edição do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2017 estão abertas e seguem até às 23h59 de amanhã, 27/01. Serão oferecidas mais de 230 mil vagas em cerca de 130 instituições de Ensino Superior. Poderão se inscrever candidatos que fizeram o Enem 2016 e não tiraram zero na redação. É possível selecionar até duas opções de curso no sistema, que podem ser trocadas até o encerramento das inscrições.
1 - Tenha previamente seu número de inscrição do ENEM
Se estiver com dificuldade de saber o seu número, basta acessar a página do participante no site do ENEM, em “http://enem.inep.gov.br/participante“, e entrar usando seu CPF e a sua senha. O seu nº de inscrição estará disponível nessa página. Caso tenha esquecido sua senha, basta fazer uma nova no próprio site. Importante: o sistema do Sisu e o sistema do ENEM já estão integrados, portanto, quando você acessar o Sisu, com o seu CPF e senha, seus dados serão automaticamente preenchidos, como nome e notas por área do conhecimento.
2 - O que selecionar na 1ª opção e na 2ª opção
A melhor estratégia é: coloque na 1ª opção o curso que você mais deseja fazer e que esteja bem classificado, podendo estar um pouco abaixo da nota de corte. Já na 2ª opção, coloque um curso próximo ao 1º, mas que você tenha bastante chance de passar, ou seja, em que a sua nota seja próxima à nota de corte ou de preferência maior. Lembre-se: você só poderá se inscrever na lista de espera do curso que marcar na 1ª opção!
3 - Há mais chances de aprovação na 1ª ou na 2ª opção?
Não existe isso, ou seja, não existe uma relação entre elas. Inclusive, você pode ser chamado em ambas as opções ou em nenhuma. Suas chances dependem da sua nota e da nota de corte do curso que você marcou. Mas, importante: se você for chamado na sua 1ª opção ou em ambas, não poderá se matricular no curso da 2ª opção.
4 - Entenda a variação das notas de corte
De forma simples, a nota de corte corresponde à média ponderada do último candidato que irá passar em um determinado curso. Ou seja, se um curso tiver 50 vagas, a nota de corte será sempre a nota do candidato que estiver na 50º colocação.
Veja as notas dos anos anteriores, elas podem dar uma ideia das suas chances, mas é sempre importante lembrar que a popularidade de um curso ou universidade pode variar de um ano para outro.
Às vezes a opção dos seus sonhos pode ter uma nota de corte muito alta, mas há outras similares, até mesmo em outras cidades, que podem fazer sentido para quem quer entrar na universidade o quanto antes. Avalie com carinho todas as possibilidades!
5 - Veja a pontuação mínima
Dependendo do curso e da Universidade pode ter uma pontuação mínima na hora da inscrição. Muitas Universidades fazem isso para garantir que um candidato que tirou uma nota considerada muito baixa não seja chamado, já que ela entende que, com essa nota, ele não estaria suficientemente preparado para ela ou para o curso escolhido.
6 – Atente-se para as mudanças
A partir de 2017, para oferecer mais autonomia às instituições participantes, o MEC decidiu oferecer mais flexibilidade em relação ao cálculo da nota mínima para a aprovação dos estudantes. Até 2016, as instituições podiam definir uma nota mínima e um peso para cada área do conhecimento, dependendo do curso, agora as universidades também podem estipular uma média mínima, continuar com o modelo anterior ou ainda combinar as duas regras para a seleção dos aprovados.
Com essa mudança, o acesso às universidades será facilitado, já que caso o candidato não tenha a nota mínima exigida para o curso escolhido em uma área do conhecimento, mas tenha notas suficientes nas outras áreas para obter a média estipulada pela instituição, suas chances de ser aprovado são maiores!
7 - Se necessário, altere o curso e a modalidade após ter concluído a inscrição
O que vai valer é a sua última inscrição. O ideal é que você se inscreva o quanto antes, nos primeiros dias, para poder acompanhar a flutuação das notas de corte e poder analisar possíveis mudanças estratégicas.
8 - Redefina a estratégia a cada dia
Ao longo do período de inscrições, o Sisu roda uma vez ao dia uma lista de classificação parcial, de acordo com os inscritos nos cursos até o momento. As notas de corte costumam aumentar ao longo dos dias, pois mais pessoas se inscrevem, mas você deve acompanhar como evolui a sua classificação no curso que deseja. Está próximo da nota de corte na 1ª opção? Mantenha sua aposta e tente sua vaga na lista de espera. Já para a 2ª opção, a recomendação é que escolha algum curso que tenha nota abaixo da sua, para não correr riscos (já que não tem lista de espera).
9 - Fique atento às cotas
Há diversos tipos de cotas que aumentam sua chance de aprovação: racial, por renda e outros critérios que podem ser estabelecidos por cada uma das universidades participantes. Algumas delas, por exemplo, dão prioridade a quem é do próprio estado ou para deficientes físicos. A principal cota é para quem cursou ou está cursando o Ensino Médio em uma escola pública. Desde 2016, 50% das vagas do SiSU são reservadas para candidatos que atendam a este critério. Fique de olho se você é elegível a alguma delas.
10 - Fique atento às datas e ao formato da matrícula
Após ser aprovado, o estudante ainda não garantiu a vaga, o que ocorrerá apenas após a efetivação da matrícula. Ela deve ser feita presencialmente, pelo estudante ou por alguém representado por uma procuração reconhecida em cartório! O prazo é curto de matrícula, então é bom se preparar com antecedência! Providencie os documentos e já verifique as possibilidades de viagem, se necessário.
Com informações de Fernando Oliveira/MISSU.

Educação Infantil: Prefeito visita terreno onde será construída a nova Escola Tia Nina





Na manhã de terça-feira, 24/01 o Prefeito Ronnie Mello e o Secretário de Educação, Emerson Barreto, visitaram o terreno na Travessa Gabriel Vijante Bermudez, bairro Francisca Tarrago, onde serão construídas, as novas instalações da Escola Municipal de Educação Infantil Tia Nina.
A obra, orçada em torno de R$ 1.900.000,00 é um convênio com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) dentro do Projeto Pró Infância. O terreno onde será construído tem uma área total de 4.139,31 metros quadrados e fica em um local que foi desapropriado pela Prefeitura. A entrega está prevista para ocorrer em fevereiro de 2018. Atualmente, a escola já possui cerca de 100 alunos. No novo local, será possível ofertar até 250 vagas para crianças de zero a cinco anos.

quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Boate Kiss: Confira como está cada um dos processos sobre a tragédia quatro anos depois

O processo principal está em fase de recurso no TJ. Os quatro réus lutam para não ir a júri popular

Gabriela Barcellos

Quatro anos depois da tragédia que matou 242 pessoas e deixou 636 feridas, na Boate Kiss, em Santa Maria, os dois donos da casa noturna e dois dos músicos integrantes da banda Gurizada Fandangueira seguem lutando judicialmente para não serem julgados pelo Tribunal do Júri. No ano passado, o juiz de primeiro grau, Ulysses Fonseca Louzada, expediu a sentença de pronúncia dos quatro homens, os mandando a julgamento pelo júri popular. As defesas recorreram ao Tribuna de Justiça do Rio Grande do Sul, que ainda não julgou o recurso. O processo principal, na esfera criminal, tramita na 1ª Vara Criminal de Santa Maria.
O incêndio
O incêndio completa quatro anos amanhã, 27/1, e ocorreu durante uma festa universitária, com show da banda Gurizada Fandangueira. Durante a apresentação, o grupo utilizou um tipo de fogo de artifício (conhecido como “chuva de prata”) que atingiu o teto da danceteria, dando início ao incêndio.
De acordo com a denúncia do Ministério Público, as centelhas entraram em contato com a espuma altamente inflamável que revestia parcialmente paredes e teto do estabelecimento, principalmente junto ao palco, desencadeando o fogo e a emissão de gases tóxicos.
Processo principal
O processo principal tem 96 volumes e mais de 20 mil páginas. Os empresários Elissandro Callegaro Spohr e Mauro Londero Hoffmann, sócios da boate, e os músicos Marcelo de Jesus dos Santos e Luciano Augusto Bonilha Leão, integrantes da Banda Gurizada Fandangueira, respondem por 242 acusações de homicídio duplamente qualificado consumados e 636 acusações de tentativa de homicídio duplamente qualificado.
Ao longo desses quatro anos, mais de 200 depoimentos foram tomados – inclusive em Uruguaiana –, vítimas (114), testemunhas (68), peritos (18) e réus (4). No dia 27 de julho do ano passado, Ulysses Louzada pronunciou os réus.
Os réus ainda recorreram em 1ª instância, alegando omissão, contradição e ambiguidade na decisão. O pedido foi negado pelo magistrado, em 10 de agosto. Inconformadas, as defesas recorreram ao Tribunal de Justiça. O Recurso em Sentido Estrito foi protocolado no dia 30/11/16, junto à 1ª Câmara Criminal do TJRS, e será pautado em data ainda a ser definida.
Bombeiros
O ex-chefe do Estado Maior do 4º Comando Regional dos Bombeiros de Santa Maria, major Gerson da Rosa Pereira, foi condenado a seis meses de detenção pelo delito de fraude em documentos relacionados ao inquérito policial que apurou as causas do incêndio na Boate Kiss.
A pena foi convertida em prestação de serviços à comunidade e o réu pode apelar da sentença em liberdade. A decisão também é do juiz Ulysses Fonseca Louzada, datada de 27 de outubro de 2015.
A defesa do réu Gerson apelou (Embargos de Declaração) da sentença de 1° Grau ao TJ, postulando a substituição da pena de prestação de serviços comunitários por pena pecuniária. O pedido foi negado pela 4ª Câmara Criminal do TJRS, em 15 de dezembro do ano passado, que manteve a decisão de Ulysses Louzada.
A defesa também recorreu, através de Recurso em Sentido Estrito, questionando a decisão condenatória. Esse recurso será analisado pela 1ª Câmara Criminal, em data ainda a ser definida.
Já o bombeiro Renan Severo Berleze teve extinta sua punibilidade, em 27/10/15, ao cumprir com todas as condições da suspensão condicional do processo.
Falso testemunho
Há ainda outro processo criminal, contra Elton Cristiano Uroda e Volmir Astor Panzer, que respondem por falso testemunho. Em dezembro de 2014, houve um aditamento à denúncia, e outros nove acusados foram incluídos como réus: Angela Callegaro, Cintia Flôres Mutti, Marlene Teresinha Callegaro, Alexandre Silva da Costa, Eliseo Jorge Spohr, Elissandro Callegaro Spohr, Jackson Heitor Panzer, Mauro Londero Hoffmann e Tiago Flores Mutti.
Atualmente, o processo aguarda audiência de instrução, que está marcada para o dia 18 de abril.
Falsificação de documentos
Em dezembro de 2014, uma nova acusação foi encaminhada pelo Ministério Público, sobre a suspeita de falsificação de assinaturas e outros documentos para a abertura da boate Kiss. A denúncia é contra 34 pessoas e foi recebida pela Justiça no dia 30 de janeiro de 2015. Algumas aceitaram a proposta de suspensão condicional do processo e outras não foram localizadas. O processo está em fase de instrução.
Ação Civil Pública
Há ainda uma Ação Civil Pública movida pelo Ministério Público contra os bombeiros Alex da Rocha Camilo, Altair de Freitas Cunha, Daniel da Silva Adriano e Moiséis da Silva Fuchs. O processo tramita na 4ª Vara Cível de Santa Maria. Trata-se de Ação por Improbidade, pela qual os réus são acusados de utilização apenas de um programa de computador para o processamento de Licenciamentos em detrimento dos demais procedimentos previstos em lei para tal finalidade. O processo está aguardando audiência de instrução em data ainda a ser marcada.
Ação Coletiva
Em 10 de maio de 2013, a juíza Eloisa Helena Hernandez de Hernandez, da 1ª Vara Cível Especializada em Fazenda Pública, atendeu, em parte, o pedido da Defensoria Pública do Estado, em sede liminar, determinando que Santo Entretenimento LTDA ME, Ângela Callegaro, Marlene Callegaro (irmã e mãe de Elissandro), Mauro Londero Hoffmann e Elissandro Callegaro Spohr solidariamente pagassem as verbas alimentares às pessoas a quem as vítimas fatais da tragédia os devia, bem como o pagamento de pensão correspondente à importância do trabalho àquelas vítimas que tiverem a sua capacidade laboral tolhida ou diminuída. A magistrada afastou a responsabilidade do Município de Santa Maria e do Estado do Rio Grande do Sul.
Os réus recorreram da decisão, que foi reformada pela 10ª Câmara Cível do TJRS. Os magistrados entenderam ser necessário, primeiro, apontar os sujeitos lesados, o que somente acontecerá na liquidação de sentença em 1º Grau.
A Defensoria Pública recorreu ao STJ, que manteve a posição do Tribunal. O recurso foi julgado na Segunda Turma no dia 11 de outubro de 2016. A decisão do STJ foi baixada no dia 16 de dezembro passado e será encaminhada para a Vara de origem do processo, em Santa Maria.
Indisponibilidade de bens
A Defensoria Pública do Estado também ajuizou Ação Cautelar de Indisponibilidade de Bens contra Eliseo Spohr (pai de Elissandro), EJS Participações e Assessoria Empresarial LTDA e Novaportal Comércio de Autopeças LTDA - GP Pneus, pretendendo o bloqueio de bens para garantia do pagamento das futuras indenizações às vítimas do incêndio. A liminar foi negada pela Juíza Eloisa Helena Hernandez de Hernandez em 10 de maio de 2013. Em 26/ de setembro daquele ano, a Juíza deferiu a realização da prova pericial requerida pelos réus. A ação está em fase de levantamento pericial.
Há, ainda, dezenas de ações individuais, com pedidos de indenização a parentes de vítimas, que tramitam em Varas Cíveis e de Fazenda Pública na Comarca de Santa Maria.

Dupla assalta fabrica de placas e leva R$ 5 mil

Gabriela Barcellos

Dois homem armados assaltaram uma das fabricas de placas e tarjetas credenciadas pelo Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Sul (Detran/RS), na tarde de ontem, 25/1, por volta de 18h10min.
Os dois chegaram ao local, anunciaram o assalto e mantiveram as vítimas presas dentro do estabelecimento. Logo depois, fugiram levando R$ 5 mil. As vítimas não conseguiram identidicar o tipo de transporte utilizado pelos bandidos.
A Brigada Militar foi acionada e, rapidamente estava no local. Após ouvir as vítimas e testemunhas, os policiais militares identificartam um suspeito, que foi reconhecido. De acordo com o capitão Ricardo Gruner, o homem tem passagens pela polícia pelo mesmo tipo de crime. No entnato, até o fechamento desta edicao, ele não havia sido capturado.
O crime será apurado pela Polícia Civil.

Acusada de matar o ‘ex’ volta para cadeia

Gabriela Barcellos

A 2ª Delegacia de Polícia prendeu ontem, 25/1, Ritiele Altamiranda Rodrigues, de 22 anos, acusada de matar a facadas o ex-companheiro, David William Rodrigues de Mello, de 23 anos, no último dia oito.
David foi morto com várias facadas no peito e no pescoço e Ritiele foi presa em flagrante e alegou ter agido em legítima defesa. No dia seguinte, ela teve a prisão relaxada pelo Poder Judiciário, no entanto, foi presa novamente, desta vez preventivamente, a pedido da delegada Alessandra Xavier de Siqueira, que preside o inquérito policial sobre o crime.
O crime
O crime ocorreu na manhã do dia oito, um domingo, na Rua Perimetral Norte, Vila Betânia. Inicialmente, vítima e acusada se encontraram em uma festa, onde a briga teve início. Logo depois, Ritiele deixou o local, indo direto para casa. De lá, seguiu para a casa do ex-companheiro, armada com uma faca, e de posse ainda de fósforos e álcool. A intenção dela seria de atear fogo na residência, no entanto, David Willian chegou ao local e os dois brigaram novamente, chegando a agressão física. Durante a briga, Ritiele, ‘levou a melhor’ e desferiu várias facadas contra o ‘ex’. Tanto ela quanto a vítima já tinham passagens pela polícia.
Procurada pela reportagem do Jornal CIDADE, a Delegada não atendeu ou retornou nosso contato até o fechamento desta edição.

Incêndio destrói casa em invasão

Gabriela Barcellos

Um incêndio destruiu uma casa, em uma invasão nas imediações da Cobec, na manhã de ontem, 25/1. A residência teve perda total.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, o fogo teve início em um fogão improvisado, feito com aro sobre o assoalho. As chamas atingiram um colchão e se espalharam pela casa, que era de madeira, medindo cerca de 12 m². O proprietário, Joel de Lima da Silva, estava cozinhando no momento do fogo, por volta de 10h45min, mas não ficou ferido.
Rapidamente os bombeiros controlaram o fogo, impedindo que se alastrasse para as residências vizinhas, também de madeira em sua grande maioria.

Defrec prende acusados de balear taxista em assalto



Gabriela Barcellos
A Delegacia Especializada em Furtos, Roubos, Entorpecentes e Capturas (Defrec) cumpriu dois mandados de prisão nesta quarta-feira, 25/1. Os dois homens presos são suspeitos de uma tentativa de latrocínio.
Walber Alexandre Barros Gonçalves, de 20 anos, foi preso em casa, no local conhecido como Beco do Sapo. Já o outro suspeito do crime é Luiz Carlos Forte Reges, de 18 anos, conhecido como ‘Colau’. No entanto, Colau já estava recolhido à Penitenciária Modulada por outro crime e somente teve a manutenção da prisão preventiva decretada.
Os dois são suspeitos de balear um taxista, durante um assalto na madrugada do dia cinco de dezembro. Inicialmente, a ocorrência foi registrada como acidente de trânsito, e a informação inicial era de que a vítima havia sofrido um mal súbito e batido o carro em um poste. Ele foi encaminhado ao pronto socorro por uma viatura da Brigada Militar, e lá foi constato um ferimento por arma de fogo. O taxista sobreviveu, mas até o momento está com sequelas graves, entre elas a paraplegia.
As investigações, a cargo da Defrec apontaram o envolvimento dos dois homens já poucos dias depois. No entanto, a participação de outras pessoas não está descartada. A prisão preventiva dos dois foi solicitada pelo delegado regional da Polícia Civil, Juliano Aguiar de Carvalho, que atualmente responde pela Defrec, na semana passada. Tão logo as representações pela prisão dos dois foi deferida, os policiais cumpriram com êxito os mandados.
Walber não possui nenhum antecedente. Já ‘Colau’ é dono de uma extensa ficha policial, que inclui roubo, tráfico de drogas e tentativa de homicídio.

Nomeados novos conselheiros de Assistência Social

Aconteceu na manhã de terça-feira, 24/01, às 9 horas e 30 minutos, no Salão Nobre da Prefeitura, a nomeação do novo Conselho Municipal de Assistência Social. Na oportunidade, o prefeito Ronnie Mello entregou os decretos para a atual composição. A pauta principal do encontro foi a aprovação do orçamento 2017.
Entre os Órgãos Governamentais estão: Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação com a titular Soraya Salomão e suplente Andrea Da La Porta Oliari; Secretaria Municipal de Saúde sendo a titular Maria de Fátima Ramos Moroso e suplente Silvio Moisés Gonçalves; na Secretaria Municipal de Educação, a titular é Maiza Pereira Jacques e a suplente Elizabeth Alves Dornelles; Secretaria Municipal de Meio Ambiente sendo o titular Orlando Torres e suplente João Anom Pombo Neto; Secretaria Municipal da Fazenda com o titular Francisco Fernando Rodrigues Casqueiro e suplente Ieda Lucia Sphor Carpes.
Já nos Órgãos Não Governamentais, os titulares e suplentes, respectivamente, foram os seguintes: Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), Cátia Rejane Flores Fernandes e Marielle Pinheiro Farias; Associação e Promoção Social Exército da Salvação, com Jeferson Viega D’Avila e Cátia Luciana Nunes Barbosa; Emater RS/ASCAR sob comando de Ivanoir Arruda Ocanha Miranda e suplência de Tânia Marlei Gonçalves Veppo; Associação de Moradores de Bairro, com Gladis Maria Cardoso Soares e Elza Kurtz; Usuários da Assistência Social, sendo a titular Vanda Maria Castro Moraes e Alice Fernandes, na suplência.

Santa Casa volta a realizar Serviço de Alta Complexidade em Cardiologia

Os procedimentos junto ao Serviço de Alta Complexidade em Cardiologia do Hospital Santa Casa de Caridade de Uruguaiana (HSCC) voltaram a ser desenvolvidos nesta semana. Na terça-feira, 24/01, foram realizados três atendimentos a pacientes que estavam internados junto à UTI Coronariana, marcando o reinício dos exames e a normalização do atendimento nos dias seguintes. Outros três procedimentos foram realizados ontem, 25/01, e outros dois estão marcados para hoje, 26/01.
Entenda o caso
O Hospital da Santa Casa de Caridade de Uruguaiana (HSCC) recebeu na sexta-feira, 20/01, notificação da 10ª Coordenadoria Regional de Saúde. No ofício, assinado pela coordenadora regional de saúde, Heili Matilde Temp, a 10ª CRS, com sede em Alegrete, foi comunicada da interrupção de procedimentos de cateterismo pelo Sistema Único de Saúde (SUS), desde o dia 28/12/2016 junto ao Serviço de Alta Complexidade em Cardiologia do HSCC.
Com isso, segundo a notificação, por serem essenciais, o hospital deveria restabelecer o serviço. Caso esse procedimento não fosse adotado, a 10ª CRS poderia abrir processo administrativo de apuração de irregularidades no cumprimento do contrato entre as partes.
Em resposta, - na mesma data de seu recebimento - ao ofício enviado pela coordenadoria de saúde, a direção do hospital informou que as dificuldades no atendimento decorrem do atraso histórico nos repasses de verbas do Governo Estadual, refletindo na regularidade das compras de materiais junto a fornecedores.
Com o repasse realizado pela Secretaria Estadual de Saúde (SMS), no dia 19/01, a Santa Casa de Caridade, dando prioridade ao serviço, fez o pagamento parcial aos fornecedores para que fosse regularizado minimamente o fornecimento de insumos pelas empresas e o restabelecimento da realização dos procedimentos pelo serviço.

Secretaria de Saúde: Convênio com Santa Casa busca realização de cirurgias eletivas

Na manhã de ontem, 25/01, a secretária de saúde, Thais Aramburu, reuniu-se com os médicos e representantes do Hospital Santa Casa de Caridade (HSCC) a fim de apresentar a proposta da Secretaria de Saúde de firmar convênio com o hospital referente a cirurgias eletivas. Cirurgias eletivas são aquelas que não se encaixam nas categorias urgência ou emergência, ou seja, quando o paciente não está sob o risco de vida imediato ou sofrimento intenso, podendo ser efetuada em uma data escolhida, desde que esta data não comprometa a eficácia do tratamento.
A nova proposta da Secretaria de Saúde segue a linha de trabalho em conjunto com a Santa Casa apresentada na semana passada. A ideia é minimizar os atendimentos TFD (Tratamento Fora de Domicílio) - este que tem consumido boa parte da receita da Secretaria. Segundo a secretária, Thais Aramburu, “nós mandávamos os pacientes de Uruguaiana para a realização de exames, consultas especializadas e cirurgias fora daqui. Em nossa lista, estavam como destino 13 municípios do Rio Grande do Sul. E nós queremos acabar com isso, porque nós temos esses profissionais aqui”, comenta Aramburu.
Só em dezembro do ano passado, por exemplo, utilizando as viaturas do município foram transportados 77 pacientes para nove cidades do Rio Grande do Sul (Itaqui, São Gabriel, Alegrete, Ijuí, Bagé, Porto Alegre, Santa Maria, Rio Grande e Lajeado). Somente nestas viagens, foram gastos R$ 26.300,00.
Entre os convênios que poderão ser firmados estão o de vídeo paraloscopia (divididos nos procedimentos: calecistectomia com 30 cirurgias por mês, artroscopia com cinco cirurgias por mês e Ressecção transuretral de próstata (RTU de próstata) com oito cirurgias mensais, totalizando o teto máximo de gasto em R$ 27.150,00; o convênio de cirurgias eletivas (bucomaxilofacial, ginecológica, pediátrica, otorrinolaringologia, urologia, traumatologia e compra de matérias como medicamentos e outros insumos), totalizando o valor de R$ 37.500,00. Bem como, está sendo proposto um convênio para pagar a anestesia para todos esses procedimentos que daria o valor total de R$ 28 mil. Em todos estes convênios acima mencionados, seria investido pela Secretaria o valor total de R$ 92.650,00.
Além desses, outros convênios estão sendo propostos para a Santa Casa, como o do Pronto Atendimento, resultando no valor de R$ 250 mil; o convênio do Banco de Sangue que será conforme a produção feita no mês, valor que chega a R$ 25 mil e convênio com a Clínica Renal, onde a secretaria pagaria 100% do valor da produção, uma média mensal de R$ 125 mil.
Um exemplo de economia para o município é o exame de eletroencefalograma. Se for realizado aqui em Uruguaiana, o gasto médio será de R$ 200. Anteriormente, quando o paciente era enviado para Porto Alegre, gastava-se em média R$ 400.
A secretária de saúde, Thais Aramburu, salienta que os convênios ainda não estão firmados. Por enquanto, é apenas uma proposta feita para o hospital e para os médicos. Se forem aceitos pela Santa Casa, os atendimentos passarão a vigorar em março deste ano.

Acompanhamento de diários oficiais é indicada pela Câmara

Luana Raddatz

A Comissão Representativa da Câmara Municipal, órgão que delibera sobre as matérias de prerrogativa do Poder Legislativo no período de recesso, aprovou indicação que solicita leitura cotidiana do Diário Oficial da União e do Diário Oficial do Estado pela secretaria Municipal de Planejamento Estratégico.
Esta ação, proposta pelo vereador Rafael Alves (PMDB) possibilita o acompanhamento do Governo Municipal de editais divulgados no Estado e União para realização de convênios em diversas áreas como infraestrutura, esporte, tecnologia, turismo, entre outras.
A indicação aponta a necessidade de designar dois servidores para identificar nas publicações todos os editais de liberação de recursos. Estes servidores repassariam todos os editais ao Secretário Municipal de Planejamento que encaminha às respectivas secretarias com prazo de 15 dias para construção do projeto e retorno ao Planejamento para envio e cadastramento de Uruguaiana nas demandas que visualizarmos importantes ao município. “Perdemos várias oportunidades por falta de planejamento, busca e vontade de prosperar”, esclareceu o vereador Rafael sobre a importância da matéria.

Câmara pede implantação de turno integral na Biblioteca

Gabriela Barcellos

A Câmara de Vereadores está solicitando à Prefeitura Municipal que o atendimento na Biblioteca Pública Municipal Luiz Guilherme do Prado Veppo ocorra em turno integral.
A proposta é das vereadoras Zulma Ancinello (PRB) e Suzana Alves (PRB). As parlamentares pedem que o horário de funcionamento da Biblioteca passe a ser das 8h às 12h e das 14h às 18h. Para elas, o objetivo é fazer com que o horário de atendimento seja compatível com o horário de aulas das escolas, nos dois turnos; “Visamos disponibilizar o acesso de todos os estudantes ao acervo literário municipal como fim único da acessibilidade”, justifica Zulma.
O pedido foi feito através de projeto de indicação, e encaminhado ao prefeito Ronnie Mello (PP).

Câmara lança sistema de acompanhamento de atividades

Gabriela Barcellos

A Câmara Municipal de Uruguaiana implantou um novo sistema para que os cidadãos acompanhem o trabalho do Poder Legislativo. Através do Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL) todos podem ter acesso ao conteúdo e à tramitação das matérias na Casa.
A consulta pode ser feita pelo site da Câmara Municipal no menu lateral da esquerda, na opção SAPL (última opção de Processo Legislativo), ou pelo aplicativo SaplMobile disponível para Smartphone com sistema operacional Android.
O sistema informa sobre organização das sessões plenárias, manutenção atualizada da base de leis, mesa diretora, normas jurídicas, comissões e parlamentares e a atualização é diária.

Reunião da Comissão Representativa teve todos vereadores

Gabriela Barcellos

A comissão representativa da Câmara de Vereadores – formada pelo presidente do Parlamento e pelos líderes das bancadas – se reuniu na manhã de terça-feira, 24/1, a fim de tratar sobre as matérias em tramitação na casa legislativa durante o período de recesso parlamentar. Esta foi a primeira reunião da atual legislatura e, além dos vereadores que integram a comissão, todos os demais estiveram presentes.
O presidente, vereador Fernando Tarragó (PSD) coordenou os trabalhos. Estiveram presentes o vice-presidente, vereador Rafael Alves (PMDB); 1ª secretária, vereadora Josefina Soares (PP); 2ª secretária, vereadora Zulma Ancinello (PRB); os líderes de bancada Eric Lins (DEM); Elton Rocha (PP); e 3º secretário, Clemente da Silva Correa (PSDB); Vilson Brites (PMDB) e Suzana Cardoso Alves (PRB); os vereadores Wagner ‘Mano Gás’ Garcia (PSDB) e Carlos Delgado (PP).
Além da leitura de convites e correspondências encaminhadas ao Poder Legislativo deste período, foram apresentados, discutidos e aprovados alguns projetos de indicação ao Poder Executivo. No entanto, projetos de lei ou decretos legislativos não foram discutidos, visto não se tratar de sessão ordinária.
Os parlamentares no uso do espaço das Comunicações explanaram sobre as expectativas e os desafios que estão no contexto desta Legislatura que se inicia.
A reunião da comissão representativa é uma determinação do Regimento Interno da Casa, devendo ocorrer ao menos uma vez por mês durante o período de recesso parlamentar.

Painel Ed.2714

Ciclovia

A Secretaria de Infraestrutura Urbana e Rural, por meio da sua equipe de limpeza, coordenada pelo Secretário João Francisco Da Costa Fernandes iniciou processo de limpeza na ciclovia. Além deste ponto, outros também deverão ganhar limpeza e manutenção.

Reunião

Na terça-feira, 24/01, o prefeito Ronnie Mello recebeu a visita do 1º Tenente Carlos Kullmann que, nesta semana, assume o Comando do Departamento de Controle do Espaço Aéreo em Uruguaiana e Capitão Júlio César Rezi Guerin que passará o cargo ao 1° Tenente.Durante a reunião, Kullmann e Guerin apresentaram algumas demandas como: a fiscalização das obras que devem ser realizadas pela Odebrecht para a ampliação da rede de água até o Aeroporto e a melhoria da qualidade do asfalto e iluminação naquela localidade.

Mercado Público I

Cadê as tendas? Desde terça-feira, 24/01, elas já não estão mais ali. O motivo seria a realização de um abaixo assinado feito por comerciantes do Mercado Público. A informação é do secretário de Desenvolvimento Econômico, Aerton Auzani, que recebeu na semana passada o documento solicitando a volta das bancas de hortifrútis ao interior do mercado. Somente três feirantes discordaram sobre a ideia de retorno.

Mercado Público II
Ainda segundo o secretário, a partir de março, serão realizadas feiras itinerantes com os feirantes que trabalham no local. Entre os locais de passagem pela cidade estão a Praça Barão do Rio Branco e bairros do município.

Visita cortesia

Na terça-feira, 24/01, o prefeito Ronnie Mello recebeu uma visita cortesia de alguns integrantes do Coral de Uruguaiana. Na oportunidade, a Regente do Coral, Sra. Helena Mohr entregou um documento solicitando a cedência do Teatro Municipal Rosalina Pandolfo Lisboa para a realização do XXVI Festival Uruguaianense de Integração de Corais que vai acontecer no dia 27/05 deste ano durante a Semana de Uruguaiana. Além disso, o grupo encaminhou um pedido ao Município para a inclusão no orçamento de verba específica com o objetivo de auxiliar a cobrir parte das despesas do evento.

Limpeza
Também nesta terça-feira, 24/01, a equipe da Secretaria de Infraestrutura Urbana e Rural, coordenada pelo Secretário João Francisco Fernandes, esteve resolvendo os problemas ocasionados pela chuva. A equipe esteve na Rua 6, do bairro, Vila Júlia, no fundo da Escola Municipal de Educação Infantil Vasco Prado.

Bombeiros
Devido a baixa disponibilidade de efetivo e a falta de pagamento de horas extras, hoje, 26/01, os portões do Quartel do Corpo de Bombeiros de Uruguaiana estarão fechados. O atendimento ocorrerá normalmente em casos de emergência.

Odebrecht Ambiental I
Os clientes da empresa têm agora até nove opções de datas para o pagamento das faturas de água e esgoto. “Quem tem o vencimento original previsto para o dia 08, por exemplo, pode escolher três dias antes ou três dias depois ( 5, 6, 7, 9, 10, e 11) para a alteração. A empresa também dispõe de datas fixas que são os dias 15, 20 e 25 de cada mês. Quem tiver interesse em alterar o dia do vencimento deve ir até a central de atendimento, na Flores da Cunha, 1516. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, sem fechar ao meio dia. A solicitação também pode ser feita pelo 0800 771 0001 ou ainda direto no site odebrechtambiental.com/uruguaiana.

Odebrecht Ambiental II
A cada ano aumentam também as dúvidas, incertezas e os mitos sobre a dengue, a zika e a chikungunya. Pensando nisso, a Odebrecht Ambiental transmite hoje, 26/01, às 16 horas, em sua página no Facebook, um bate papo ao vivo com a médica Lígia Albuquerque, que vai esclarecer dúvidas e dar dicas de prevenção.

Correios
Ontem, 25/01, os Correios comemoram os 354 anos de serviço postal no Brasil e, também, a data dedicada ao profissional responsável pela credibilidade e reconhecimento da população à instituição: o Dia do Carteiro. Atualmente, a empresa conta com mais de 115 mil funcionários. Destes, mais de 50% (58.680) são carteiros. No Rio Grande do Sul, do total de 8.721 empregados, 4.350 são carteiros.

Atenção contribuinte
O IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) e o ISSQN (Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza) poderão ser pagos até março em outros bancos e não apenas na Caixa Econômica ou Lotéricas. A informação é da Secretaria de Fazenda da Prefeitura de Uruguaiana.

quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

Ed. 2714 - Incêndio destrói casa na Cobec

Aqui a edição digital...
  1. Inteligência
  2. Ciclovia
  3. Limpeza
  4. Mercado Público I
  5. Mercado Público II
  6. Bombeiros
  7. Odebrecht Ambiental I
  8. Odebrecht Ambiental II
  9. Reunião
  10. Correios
  11. Visita cortesia
  12. Atenção contribuinte
  13. Reunião da Comissão Representativa teve todos vereadores
  14. Câmara lança sistema de acompanhamento de atividades
  15. Câmara pede implantação de turno integral na Biblioteca
  16. Acompanhamento de diários oficiais é indicada pela Câmara
  17. Convênio com Santa Casa busca realização de cirurgias eletivas
  18. Santa Casa volta a realizar Serviço de Alta Complexidade em Cardiologia
  19. Nomeados novos conselheiros de Assistência Social
  20. Confira como está cada um dos processos sobre a tragédia quatro anos depois
  21. Defrec prende acusados de balear taxista em assalto
  22. Incêndio destrói casa em invasão
  23. Acusada de matar o ‘ex’ volta para cadeia
  24. Dupla assalta fabrica de placas e leva R$ 5 mil
  25. 10 dicas para conseguir a vaga com a nota do Enem
  26. Prefeito visita terreno onde será construída a nova Escola Tia Nina
  27. Aplicada prova do Processo Seletivo Específico para Indígenas
  28. Jornalista uruguaianense lança seu primeiro livro infantil
  29. Biquini Cavadão lança disco “As Voltas Que o Mundo Dá”
  30. Academia de Artes e Ciências Cinematográficas divulga indicações ao Oscar
  31. Episódio VIII ganha título oficial
  32. Aprenda a fazer um jardim em miniatura
  33. Isabella Santoni mostra boa forma em banho de mar
  34. Isis Valverde grava com botos em Manaus
  35. Malhação
  36. Sol Nascente
  37. Rock Story
  38. A Lei do Amor
  39. Paolla Oliveira fala sobre moda

Sub 17 do Esporte Clube Uruguaiana é eliminado da 5ª Copa Cidade das Flores





Na última quarta-feira, 18/01, em disputa com o Santa Clara F.C., o Sub 17 do Esporte Clube Uruguaiana foi desclassificado nas quartas de finais. O jogo seguia empatado no zero a zero, quando ao final da partida, o time de Uruguaiana foi derrotado por 1 a 0.
O jogo fazia parte da 5ª Copa Cidade das Flores, realizado em Santa Cruz do Sul/RS. O evento aconteceu de 13 a 19/01.

Prefeitura está revitalizando os Centros Esportivos da cidade


Centros Esportivos de Uruguaiana estão sendo revitalizados. O objetivo é dar maior segurança e tranquilidade para os frequentadores destes locais. O trabalho é da Prefeitura Municipal de Uruguaiana, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura e Lazer, coordenada pelo Secretário Paulo Kleinubing e sua equipe.
As atividades já foram realizadas no Centro Esportivo Nova Esperança e também no da Zona Leste. Os Centros Esportivos também estão recebendo, quando necessários, alguns reparos como troca de telhas, consertos de lixeiras, tapa buracos nas quadras poliesportivas, pinturas; retiradas de entulhos e lixos, entre outros.
Em sua rede social, o Prefeito Ronnie Mello, comentou que as comunidades estão colaborando nas reconstruções dos Centros. E ainda, parabeniza a toda a equipe e comunidade que tem se empenhado em auxiliar nas reformas mesmo diante dos poucos recursos que a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer possuí.