sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Jornalista uruguaianense lança seu primeiro livro infantil

A jornalista uruguaianense Letícia Dornelles, mas que atualmente reside no Rio de Janeiro acaba de lançar - pela editora Chiado - seu primeiro livro infantil. “As Aventuras de Patrick”, conta a história sobre a deliciosa infância de seu filho.
“Eu sempre tive vontade de escrever um livro infantil ou algum trabalho dirigido a crianças. Eu tenho um filho de seis anos que é o Patrick (do livro) e a partir das experiências minhas com ele, eu escrevi esse livro... Eu apenas dei um trato literário a tudo o que a gente conversa e vive. Esse livro é a história dele”, afirma a autora.
Sinopse
Patrick é um menino feliz, criativo e inteligente de cinco anos. Vive aventuras imaginárias, nas quais viaja no tempo e no espaço. Patrick conversa com dragões, brinca com dinossauros, e pilota uma nave espacial, na qual viaja pelo Sistema Solar. Sentimental, Patrick não conheceu o pai, que morreu quando a mãe estava grávida. Com momentos de muita emoção, “As Aventuras de Patrick” nos apresenta o pequeno herói, sua família, seus amigos e a inseparável cachorrinha Alice. O livro remete o leitor adulto à própria infância e convida o pequeno leitor a fazer parte da divertida turma do Patrick.
“Eu li o livro na escola dele, para um auditório lotado de crianças da faixa etária dele, um pouco mais velhas, e as crianças se emocionaram, algumas choraram. Dois meses depois dessa leitura, um dos meninos olhou pra mim numa aula de natação e disse “olha lá, aquela moça é a escritora, foi na minha escola ler o livro. O filho dela é o Patrick. Eu achei isso muito bacana, porque criança tem essa memória afetiva, que às vezes, o adulto não tem. O adulto pode ler um livro e esquecer do que se trata, a criança não esquece. Sempre penso que quando você lê pra uma criança, você está estimulando o desenvolvimento e a criatividade dela”, comenta Dornelles.
A autora comenta que após a leitura, muitos amiguinhos do filho vieram até ela e sugeriram ideias para os próximos livros, sobre o que eles queriam ler. Além disso, ela conta que muitos deles também são personagens dos livros.  “É muito gostoso trabalhar com eles e depois ter essa resposta das crianças, querendo ser personagens e querendo ajudar na escrita do novo livro”, salienta.
Apresentação da Autora
Letícia Dornelles é jornalista e autora de televisão. Trabalhou como repórter nos programas da Rede Globo “Fantástico” e “Globo Esporte”. Também apresentou o programa de esportes Band Esportes. Estreou como roteirista de novelas, na Rede Globo, com “Por Amor”, posteriormente roterizando “Andando nas Nuvens”. Já no SBT, escreveu a novela “Amigas e Rivais” e a minissérie “Minha Vida É Uma Novela”. Na Rede Record, escreveu humorísticos, programas de variedades, a sitcom “Louca Família”, além de criar e escrever os especiais “Tá Tudo Em Casa” e “A Nova Família Trapo”. Na literatura, seu primeiro livro foi “Como Enlouquecer em 10 Lições”, comédia sobre os bastidores de uma novela. Na categoria literatura infantil, estreou com o livro “As Aventuras de Patrick”. Já em fase de impressão, o próximo livro a ser a ser lançado em abril, no Brasil e Portugal é o “Delação Premiada”.
Vale registrar que toda a renda adquirida com a venda dos livros será destinada para caridade. “Quando eu recebi os primeiros exemplares, eu vendi dentre os meus amigos e já peguei o dinheiro e comprei cestas básicas – até postei foto na internet da gente no supermercado, depois a gente montando as cestas, indo entregar para uma senhora de Copacabana que ajuda crianças e idosos carentes. Eu pretendo fazer isso com a renda que for entrando”.
Maiores informações podem ser obtidas pela página https://www.facebook.com/asaventurasdepatrick/.

0 comentários: