sábado, 28 de janeiro de 2017

Banco de Sangue de Uruguaiana precisa de doadores

O Banco de Sangue  do Hospital Santa Casa de Caridade (HSCC) está operando com o estoque limite de bolsas. Nesse período do ano, por causa das férias e verão, o número de doadores reduz bastante e, em contra partida, o número de acidentes e casos que necessitem de transfusão de sangue aumentam bastante.
Segundo a enfermeira responsável pelo Banco de Sangue, Marilaine Naziazeno Garcia, “todos os tipos de sangue são bem-vindos. Entretanto, precisamos especialmente de O+ e O-, que são os que mais estão em falta”, comenta Garcia.
O local presta assistência de hemoterapia, realizando todas as etapas do ciclo do sangue, desde a coleta, processamento, testes sorológicos e imunohematológicos, assim como o controle sobre todo o processo de transfusão. O Banco de Sangue iniciou suas atividades em junho de 2006. Atualmente, é responsável pela coleta e transfusão de sangue e/ou seus componentes nos pacientes em tratamento no hospital. Para não ocorrer falta, seriam necessárias de 12 a 15 doações diárias. Contudo, nessa época do ano as doações chegam somente a 20/25 por semana. Marilaine comenta ainda que quando um paciente dá entrada no hospital e ele necessita de transfusão, a equipe do local intensifica os pedidos para familiares. “Pedimos que para cada bolsa utilizada pelo paciente, seus familiares tentem conseguir outras quatro. Somente assim, conseguimos manter o nosso estoque”, diz Garcia.
Além da coleta na sede do Banco de Sangue, em algumas oportunidades a captação ocorre em outros pontos da cidade. Isso só é possível graças a Unidade Móvel de Coleta do Banco de Sangue de Uruguaiana, o ônibus da HEMOURU.
Para doar sangue, é preciso:
Levar documento oficial de identidade com foto; ter 18 e 67 anos - menores de idade a partir dos 16 anos podem doar somente com autorização e acompanhamento de um responsável; pesar 50 kg ou mais; ser e estar saudável; não estar em jejum e evitar apenas alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação.
Impedimentos temporários:
Se estiver gripado, resfriado, com febre, espere sete dias após o desaparecimento dos sintomas; período gestacional; período pós-gravidez: 90 dias para parto normal e 180 dias para cesariana; amamentação; ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação; tatuagem e/ou piercing nos últimos seis meses (piercing em cavidade oral ou região genital impedem a doação); não ter feito exames/procedimentos com utilização de endoscópio nos últimos seis meses; comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis: aguardar 12 meses.
Estão impedidos:
Quem teve hepatite após os dez anos de idade; quem teve Doença de Chagas; quem teve ou tem Malária ou Sífilis;  recebeu transfusão de sangue ou de hemocomponentes do último ano; quem tem evidência clínica ou laboratorial das seguintes doenças transmissíveis pelo sangue: hepatites B e C, Aids (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II; quem fez uso de ilícitas injetáveis.
Intervalos para doação
Homens podem fazer doações a cada 60 dias, sendo no máximo quatro doações por ano. Já as mulheres, a cada 90 dias, sendo até três doações por ano.
Cuidados necessários após a doação:
Manter o curativo no local da punção por pelo menos quatro horas; evitar esforços físicos exagerados por pelo menos 12 horas; aumentar a ingestão de líquidos; não fumar por cerca de duas horas e evitar bebidas alcoólicas por 12 horas.
O Banco de Sangue de Uruguaiana está localizado junto a Santa Casa, com horário de atendimento de segunda a sexta-feira das 8 às 12 horas. Pela parte da tarde, são realizados os trabalhos administrativos do local.

0 comentários: