segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Força-tarefa reduz abigeato em 39%


Gabriela Barcellos

Nesta quinta-feira, 20/10, o governador em exercício, José Paulo Cairoli (PSD) se reuniu com representantes da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul), entre eles o presidente, Carlos Sperotto, com o chefe de polícia, Emerson Wendt e uma comitiva formada por membros da força-tarefa contra o abigeato, lançada em setembro, em Rosário do Sul. O encontro serviu para mostrar os reflexos do trabalho da força-tarefa.
De acordo com os dados apresentados, desde que a operação teve início, em dois meses houve queda de 39,62% nos crimes de furto abigeato na Fronteira e Metade Sul, área de atuação da força-tarefa. “No Estado todo, o delito caiu 35%”, ressaltou o chefe de polícia. A força-tarefa é coordenada pelo delegado Adriano Linhares, titular da Delegacia Especializada em Furtos, Roubos, Entorpecentes e Capturas (Defrec) de Uruguaiana. “A região de Cacequi, por exemplo, que é fortíssima no furto abigeato, não teve nenhum registro nos últimos 30 dias. O trabalho está ocorrendo dia e noite. São centenas de cabeças de gado recuperadas”, explica. Os bons resultados já podem ser notados nas 60 cidades abrangidas pela força-tarefa e, segundo o Delegado, as ações estão apenas começando.
Cairoli enfatizou a importância de ampliar o trabalho. “A atuação da força-tarefa já mostra resultados positivos, entretanto, ainda há muito por fazer. Precisa ser contínua, fortalecendo ações conjuntas entre os órgãos envolvidos”, acrescentou.
A reunião teve o objetivo de alinhar ações na atuação da força-tarefa e um novo encontro já foi marcado para a próxima semana.Neste deverão estar presentes a secretaria de de Saúde, secretaria de Fazenda, secretaria de Segurança Pública e a secretaira de Agricultura, juntamente com  representantes da Farsul e da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs).

0 comentários: