segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Abalo psicológico: Guardas Municipais se amotinam por vinte dias de atraso nos salários


Daiany Mossi

Os agentes Guarda Municipal de Uruguaiana paralisaram as atividades nesta sexta-feira. Segundo os agentes, apenas 30% dos trabalhos foram mantidos das 8h às 18h de ontem.  
O ato praticado em consenso foi em protesto aos salários em atraso. De acordo com os agentes, a categoria vem recebendo de forma parcelada nos últimos meses, e os convênios através da Associação dos Funcionários Municipais de Uruguaiana estiveram cancelados pela falta de pagamento por, pelo menos, 15 dias, prejudicando ainda mais as finanças dos agentes.
Em reunião com os amotinados, o procurador -geral do município, Jean Martins, alertou que a forma como foi deflagado o movimento não observa a normalidade jurídica, sujeitando-os a punições.
Para o secretário de Segurança e Trânsito, Clarindo Barbosa, a paralisação não prejudicou a segurança da cidade. “Apesar da paralisação, não tivemos prejuízos. Felizmente o efetivo que trabalhou conseguiu atender as necessidades ao longo do dia”, relatou. 
O secretário também apresentou aos agentes uma previsão de pagamento. “estive conversando com a secretária da Fazenda e ela garantiu que o pagamento deve sair até terça-feira”, finalizou.
Abalo psicológico
À nossa reportagem, os guardas disseram não ter condições psicológicas de trabalhar sem receber, pois a função é de risco e eles temem inclusive, o risco de usar mal o armamento.
A Guarda Municipal de Uruguaiana tem efetivo superior a Brigada Militar, e atua com 15 agentes por turno.
O trânsito
Os Agentes não aderiram ao movimento.

0 comentários: