segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Pacientes vencem a depressão com a ajuda do Dants

Alex Carvalho 

O Projeto Dants, desenvolvido pela Secretaria de Esporte de Uruguaiana vem ajudado centenas de pessoas a solucionarem problemas de saúde dos mais diversos, entre eles, a depressão. 
Entre as pacientes em recuperação está a dona Vera Lucia Almeida Lara, de 55 anos, que entrou em depressão após a perda de seu esposo, no entanto, viu no Dants o respaldo que precisava. 
Dona Vera conta que logo após a morte do marido, realizou consulta médica, onde começou a fazer terapia e tratamento com antidepressivos. Foi quando o projeto Dants entrou em sua vida.
Através da consulta com o médico da Estratégia da Saúde da Família, Vera foi encaminhada à psicóloga do projeto, que iniciou um acompanhamento e consequentemente lhe encaminhou à prática de exercícios físicos com os educadores físicos do Projeto. Com apenas dois meses de acompanhamento, Vera já sentia os benefícios físicos e emocionais. Para melhorar ainda mais o seu bem estar, foi encaminhada à uma nutricionista do projeto, onde alguns índices, como o grau da depressão e níveis de hipotireoidismo se estabilizaram.
Então, com a melhora emocional e física, Dona Vera, começou a participar de corridas de rua, em companhia da colega e amiga de Projeto, Maria Inês de Quadros Lima, de 54 anos, que conheceu nas primeiras aulas do Dants.
Atualmente, as amigas, já participaram de três rústicas, sendo que em uma delas sagraram-se campeãs por idade nos 3Km.
Na última rústica, ambas conseguiram completar a prova de 4 km, classificando-se o Circuito Sesc Estadual, que ocorre em Torres, nos dias 3 e 4 de dezembro. “Lembro como se fosse hoje dos primeiros dias, mal conseguia acompanhar os exercícios. Os batimentos cardíacos subiam rapidamente e eu sentia muita falta de ar”, relatou Maria. 
“Já eu, estou apenas a oito meses no projeto, e já posso dizer que encontrei anjos na minha vida, confesso que me sinto realizada e que o Dants é tudo na minha vida”. A prática de exercícios é um dos principais aliados no combate a depressão.

0 comentários: