Daiany Mossi
Vem aí a campanha Outubro Rosa 2016. Dedicado exclusivamente à prevenção do câncer de mama, o mês deverá oferecer entre outras atividades, palestras e visitas às residências. Conforme a secretária de Saúde de Uruguaiana, todas as mulheres entre 40 a 69 anos de idade são estimuladas a fazer o exame mamográfico ao longo do ano, porém é neste período que as ações são intensificadas. O exame estará disponível em todos os postos de saúde, sendo que diante da suspeita da doença no exame de toque, a mulher será encaminhado ao médico imediatamente.
Além do câncer de mama, o câncer e colo de útero é muito discutido neste período. Todas as mulheres são orientadas a realizar o exame que está disponível na rede pública.
O movimento popular conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades.
Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários estados tinham ações isoladas referentes ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro. Posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.
O câncer representa um grande desafio em termos de saúde pública. Doença multifatorial, sua incidência está relacionada não somente aos fatores de risco, mas à qualidade dos serviços de saúde, às campanhas de prevenção, e, principalmente, ao envelhecimento da população. Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) revelam que, no Brasil, este ano deve contabilizar quase 600 mil novos casos da doença. Metade deles, em mulheres. Uma em cada cinco pacientes com câncer terá de lidar com o diagnóstico de câncer de mama – que, depois do câncer de pele não-melanoma, é o mais comum, seguido de cólon e reto, colo do útero, pulmão e estômago. Depois dos 40 anos de idade, a doença aumenta progressivamente entre as mulheres.
0 comentários:
Postar um comentário