terça-feira, 27 de setembro de 2016

Campanha de Multivacinação vai até esta sexta-feira

Daiany Mossi

Crianças de 5 a 9 anos e adolescentes até 15 anos de idade são os alvos da Campanha de Multivacinação 2016 que vai até o dia 30 de setembro, sexta-feira. Conforme a enfermeira chefe do setor de epidemiologia, da Secretaria de Saúde, Valquiria Fração, os postos de saúde estão oferecendo vacinas de combate à hepatite B, sarampo, caxumba, rubéola, HPV, tétano e outras doenças. A intenção é atualizar a caderneta de vacina, que devido a mudanças no sistema de vacinação possa estar atrasada. 
Caso a caderneta esteja em dia, a criança ou o adolescente não será vacinado e receberá apenas orientação sobre as próximas vacinas. 

HPV
A enfermeira Valquiria chama atenção dos pais para a situação das meninas com idade entre 9 e 13 anos. “A vacina contra o HPV está disponível às adolescentes entre 9 e 13 anos, no entanto, centenas delas não foram imunizadas. É importante que todas sejam vacinadas”, ressaltou a enfermeira. 
HPV é um vírus que atinge a pele e as mucosas, podendo causar verrugas ou lesões percursoras de câncer, como o câncer de colo de útero, garganta ou ânus. O nome HPV é uma sigla inglesa para “Papiloma vírus humano” e cada tipo de HPV pode causar verrugas em diferentes partes do corpo.
O HPV é um vírus que se transmite no contato pele com pele, por isso pode ser considerado uma doença sexualmente transmissível. No primeiro contato sexual 1 em cada 10 meninas chega a entrar em contato com o vírus. Conforme o tempo passa, entre 80 e 90% da população já entrou em contato com o vírus alguma vez na vida, mesmo que não tenha desenvolvido lesão. Mas é importante lembrar que mais de 90% das pessoas conseguem eliminar o vírus do organismo naturalmente, sem ter manifestações clínicas.

0 comentários: