terça-feira, 27 de setembro de 2016

Modulada terá grupo tático de intervenção rápida


Gabriela Barcellos

Agentes penitenciários das duas casas prisionais em Uruguaiana receberão no próximo mês um curso de intervenção penitenciária, com foco em ações de alto risco necessárias em situações de crise, como rebeliões e motins. O curso é ministrado pela Escola Penitenciária da Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe), sediada em Porto Alegre, e capacitará os agentes para formar um grupo tático de intervenção rápida, semelhante ao Grupo de Ações Especiais da Susepe (Gaes), porém, com menor número de agentes.
Ao todo, foram ofertadas 20 vagas, dez exclusivas para a Penitenciária Modulada e outras dez para as demais casas prisionais da 6ª Delegacia Penitenciária Regional: Instituto Penal de Uruguaiana, Penitenciária Estadual de Santana do Livramento e os presídios estaduais de Alegrete, Caçapava do Sul, Dom Pedrito, Itaqui, Lavras do Sul, Quaraí, Rosário do Sul, São Borja, São Gabriel e Bagé.
Entre os dias 29 de agosto e quatro de setembro, período de inscrição determinado pelo edital do curso, 31 agentes se inscreveram para o curso. As vagas foram preenchidas a partir da pontuação obtidas pelos agentes no teste de aptidão física, realizado na quarta-feira, 14/9, no 22º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado. As provas, que incluíram corrida de resistência, abdominais e barra fixa foram ministradas por examinadores da Escola Penitenciária, coordenadas pelo agente Janderson Carvalho, que também é um dos instrutores do curso. Ontem, 19/9, foi divulgada o resultado final da prova e a classificação dos agentes, já com recursos/contestações julgados. No próximo dia 23, os candidatos aptos serão convocados para a avaliação psicológica. No dia seis de outubro será publicada a classificação final do processo seletivo.
De acordo com Carvalho, o curso é dividido em três fases, nível básico, intermediário e nível avançado. A primeira fase, com duração de 100 horas aulas começa no dia dez de outubro, na Penitenciária Modulada de Uruguaiana.
A realização do curso em Uruguaiana é um pedido da direção da Penitenciária Modulada. Conforme o diretor, agente Sandro Borlina, a ideia é que o grupo tático atenda, não somente a Modulada de Uruguaiana, mas também as demais casas prisionais da região em situações de crise. O projeto foi totalmente desenvolvido pela administração da Penitenciária, que recentemente adquiriu todo o equipamento necessário para criação do grupo. Para isso, foram usados recursos da Vara de Execuções Criminais (VEC), liberados a partir da apresentação do projeto.
Uruguaiana é a terceira cidade do Estado a receber o treinamento, já realizado em Santa Maria e Osório.

0 comentários: