O Sicredi alcançou a marca de três milhões de associados em abril de 2015. Eles estão distribuídos em 11 Estados brasileiros, 90% são pessoa física - 69% do meio urbano e 21% do meio rural – e 10% são pessoa jurídica. A conquista representa um crescimento de 94,6% da base nos últimos sete anos. No período de março de 2009 a março de 2015, os ativos totais da instituição financeira cooperativa cresceram 255%, de R$ 13,7 bilhões para R$ 48,6 bilhões. Em sobras líquidas, o aumento foi de aproximadamente 316%, de cerca de R$ 268 milhões em 2009 para R$ 1,1 bilhão em 2014.
A instituição tem como diferencial um modelo de gestão que valoriza a participação, onde os associados votam e decidem os rumos do negócio. “São três milhões de pessoas que têm suas vidas financeiras vinculadas ao Sicredi, atraídas pela possibilidade de gerar crescimento coletivo. Todos são donos do negócio. O voto de cada um tem peso igual nas decisões, independentemente do volume de recursos aplicados”, explica o CEO do Banco Cooperativo, da Confederação e da Fundação Sicredi, Edson Georges Nassar.
Atualmente, o Sicredi tem um portfólio de mais de 300 produtos e serviços, que carregam os valores do cooperativismo e fortalecem a economia da região. “O associado usa os produtos e serviços, investe na sua cooperativa, ela se desenvolve e fica mais forte. Assim, pode financiar mais atividades de outros associados, gerando renda. Com a cooperativa mais forte, os resultados distribuídos são ainda maiores”, acrescenta Nassar.
Para formar e engajar os associados, o Sicredi também dedica uma ampla estrutura. No programa Crescer, são discutidos os princípios e valores do cooperativismo, além de apresentar o modo de operação e os produtos e serviços. Em 2014, 25 mil associados passaram pela formação do Crescer. O processo de gestão participativa, estruturado no programa Pertencer, concretizou-se na realização de 1.354 reuniões de núcleo, reunindo um total de 260.851 pessoas, o equivalente a 10,38% (considerando uma base de 2.513.263 – número de associados quando ocorreram as reuniões de núcleo). Organizados em núcleos ligados às unidades de atendimento, os associados exercem o direito e o dever de planejar, de acompanhar e de decidir os rumos da cooperativa nas reuniões e assembleias.
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