quinta-feira, 14 de maio de 2015

Consórcio Pampa Gaúcho: Dezessete municípios buscam desenvolvimento


Prefeitos de 17 municípios das regiões da Fronteira Oeste e Campanha estiveram reunidos no Teatro Municipal Rosalina Pandolfo Lisboa, no terceiro encontro do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Pampa Gaúcho. Foram apresentadas demandas e necessidades similares nos municípios. Os integrantes buscam criar uma ferramenta para dar maior força política aos municípios na busca de melhorias junto aos governos estadual e federal. Com demandas de maior proporção e que atendam a uma população maior, os projetos para atender uma região têm mais força para a captação de apoio e recursos. As prefeituras buscam se apoiar no enfrentamento a precariedades financeiras, econômicas, sociais e de desenvolvimento de políticas públicas para crescimento regional harmônico. “Buscamos apontar demandas comuns para juntos levarmos ao Governo do Estado e à União nossas propostas e projetos de melhorias. O objetivo é que com o aumento da força política dos municípios, nossa região seja contemplada com avanços em infraestrutura, saúde e demais áreas de necessidade comum”, disse o prefeito Luiz Augusto Schneider.
Os 17 municípios juntos somam cerca de 20% da área Física do Rio Grande do Sul, abrangendo um orçamento em torno de 1,5 Bilhões e uma população com mais de 650 mil habitantes.
O próximo passo é encaminhar às câmaras de vereadores o projeto de lei referente Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Pampa Gaúcho, autorizando os municípios a participar do projeto.
Fazem parte da iniciativa as cidades de Bagé, Alegrete, Barra do Quaraí, Caçapava do Sul, Dom Pedrito, Lavras do Sul, Manuel Viana, Quaraí, Rosário do Sul, Santa Margarida, Itaqui, Santana do Livramento, São Gabriel, Vila Nova do Sul, São Borja, Maçambara e Uruguaiana.

0 comentários: