segunda-feira, 4 de maio de 2015

Defesa Civil cria regimento interno

A Defesa Civil em Uruguaiana terá um regimento interno, que irá nortear as atividades do órgão. A apresentação do documento foi realizada na quarta-feira, 29/4, pelo secretário municipal de Planejamento, Diego Xavier Roque, que preside o Conselho Municipal de Proteção e Defesa Civil. A apresentação foi direcionada aos demais membros, entre eles o coordenador municipal da Defesa Civil, Paulo Woutheres, e o coordenador regional da 10ª Região, major Rinaldo Castro.
Nomeado no ano passado, o Conselho atua como órgão consultivo e deliberativo e é constituído por representantes de secretarias municipais e órgãos públicos municipais, estaduais e federais, sediados em Uruguaiana e ainda por representantes de entidades que apoiam as atividades de Defesa Civil de forma voluntária.
A implantação do regimento, que deve ocorrer somente após a aprovação do mesmo pelo Conselho, também foi tema de uma reunião entre o prefeito Luiz Augusto Schneider e os dois coordenadores, Woutheres e Castro. Para o Prefeito, o Regimento Interno possibilita a melhor articulação, coordenação e gerenciamento das ações de Defesa Civil em Uruguaiana, além de promover ampla participação da comunidade, especialmente em atividades de planejamento, resposta e reconstrução. Outro objetivo do documento é mobilizar as lideranças comunitárias visando implementar os Núcleos de Defesa Civil (Nudecs), interligar os centros de operações e incrementar as atividades de monitoria, alerta e alarme, no intuito de otimizar a previsão de desastres.
De acordo com Rinaldo Castro, a participação da Coordenadoria Regional ocorre através do auxílio na estruturação da Defesa Civil em cada município que atende. Ele ressalta que há exigências para que os municípios sejam amparados pelo Estado e União em caso de desastres. “É preciso ter a lei criando a Defesa Civil no município, que precisa estar estruturada; é necessário o decreto de criação do conselho, que deve estar estruturado também, com regimento interno, inclusive. É uma exigência legal”, explica. 

0 comentários: