segunda-feira, 4 de maio de 2015

Banco de Sangue em crise


O Banco de Sangue de Uruguaiana enfrenta sérias dificuldades para se manter. Na quinta-feira, o diretor do local informou que a situação é crítica e que o banco precisa arrecadar sangue de todos os tipos, caso contrário, o hospital terá que evitar determinados procedimentos em razão dessa escassez.
O Banco de Sangue funciona em anexo ao hospital Santa Casa de Caridade e tem como responsável o senhor Elton Parraga.
Para doar você deve ter mais de 18 e menos de 60 anos e o seu peso deve ser superior a 50 kg. Se homem, deve ter doado há mais de 60 dias; 
Se mulher deve ter doado há mais de 90 dias; não estar grávida; não estar amamentando; já terem se passado pelo menos três meses de parto ou aborto.
Ainda, não pode ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 24h que antecedem a doação.
Requisitos básicosEstar em boas condições de saúde.
Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos, clique para ver documentos necessários e formulário de autorização).
Pesar no mínimo 50kg.
Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas).
Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação).
Apresentar documento original com foto emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social).
Impedimentos
Hepatite após os 11 anos de idade. *
Evidência clínica ou laboratorial das seguintes doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue: Hepatites B e C, AIDS (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II e Doença de Chagas.
Uso de drogas ilícitas injetáveis.
Malária.
Hepatite após o 11º aniversário: Recusa Definitiva; Hepatite B ou C após ou antes dos 10 anos: Recusa definitiva; Hepatite por Medicamento: apto após a cura e avaliado clinicamente; Hepatite viral (A): após os 11 anos de idade, se trouxer o exame do diagnóstico da doença, será avaliado pelo médico da triagem.

0 comentários: