segunda-feira, 4 de maio de 2015

Edição 2444 - Painel

Feira do Livro
 
O Colégio Metodista União realizou nesta semana a Feira do Livro e a Semana da Literatura Infantil Monteiro Lobato. As atividades, que incluíram apresentações de dança, hora do conto, sessões de autógrafos e colóquios, foram desenvolvidas no próprio educandário.
CPI I
Os deputados federais Luís Carlos Heinze (PP), Alceu Moreira (PMDB) e Valdir Colatto (PMDB/SC), membros da Frente Parlamentar da Agropecuária, protocolaram, requerimento, com mais de 200 assinaturas em apoio, propondo a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a Fundação Nacional do Índio – Funai - e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). Os congressistas querem esclarecer possíveis abusos cometidos nos processos de demarcações de terras indígenas e de remanescentes de quilombolas.

CPI IIEntre as irregularidades que motivaram o pedido, está a declaração da antropóloga contratada pela Funai, Flávia Cristina de Melo, que definiu a área indígena de Mato Preto, em Erechim, Getúlio Vargas e Erebango, após ter participado de um ritual do chá ayahuasca. Ela disse que teve uma “visão do território indígena” durante a alucinação causada pelas ervas. Na região demarcada há mais de 300 famílias de pequenos produtores rurais.

EternaTem muita gente com saudades da Alessandra Bianchi no Gabinete. Jornalistas são barrados, será para não presenciar a chacrinha que se forma.
 
PérolaEgídio ‘Galo’ Carvalho desabafou na Câmara de Vereadores nesta quinta-feira. Segundo ele, só a Câmara está buscando solucionar o impasse quanto à Tarjeta de Transito Vecinal Fronterizo. Não há atuação do Prefeito, dos secretários municipais, ou do CDL. Heim???

BadesulOcorreu na quinta-feira, 30/4, a posse da nova diretoria do Banco de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul (Badesul). A instituição tem por objetivo fomentar o desenvolvimento e atua em vários municípios, inclusive em Uruguaiana.
DesaprovadoO Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu, por unanimidade, desaprovar parcialmente a prestação de contas do Partido dos Trabalhadores (PT) relativa ao exercício de 2009. No entanto, ao decidir qual seria a punição a ser aplicada ao partido, por maioria, os ministros determinaram a devolução ao erário do valor de R$ 4,995 milhões, além de suspender, por três meses, as cotas do Fundo Partidário.
VoosA retomada dos voos comerciais em Uruguaiana, no aeroporto Internacional Rubem Berta, foi tema de reunião entre o vereador Ronnie Mello (PP) e o intendente de Paso de los Libres, Raúl Demesio na última semana.
Agasalho 
A Secretaria também está buscando empresas e entidades que queiram apoiar a campanha, atuando como ponto de coleta. Interessados podem ligar para o 3412 0032.

LixãoDe acordo com a Coordenadoria Regional de Defesa Civil, 12 famílias, que ainda moram no Lixão, foram diretamente atingidas pela fumaça tóxica oriunda do incêndio no local, iniciado no último domingo. A Coordenadoria monitora as famílias.
AVCÓrgãos de saúde, escolas, ONGs e demais entidades deverão realizar atividades de prevenção ao acidente vascular cerebral (AVC) na semana de 15 a 21 de agosto. O projeto, do vereador Gilberto Risso (PMDB), foi aprovado na quinta-feira.

PastorA Câmara de Vereadores aprovou a instituição do segundo domingo de junho como o Dia do Pastor Evangélico. Como não poderia ser diferente, o projeto é de autoria do vereador Gilberto Risso (PMDB).

MulheresO dia 19 de novembro será incluído no Calendário Oficial do Município como Dia do Empreendedorismo Feminino. Outra proposta de Gilberto Risso, incentivando a valorização do trabalho feminino.

IluminaçãoA cada dia, o Porto Seco de Uruguaiana perde mais movimento para o Centro Unificado de Fronteiras (CUF) de São Borja, por diversas razões, como a falta de agilidade no desembaraço aduaneiro, no entanto, as pseudo autoridades do assunto e entidades representantes seguem dizendo que a culpa é da falta de iluminação nos arredores.

Título ITermina na segunda-feira, 4/5, o prazo para que os eleitores que deixaram de votar ou não justificaram a ausência nas três últimas eleições regularizem a situação com a Justiça Eleitoral. Quem perder o prazo terá o título de eleitor cancelado.

Título IIPara ficar em dia, o eleitor deve se dirigir ao cartório eleitoral mais próximo de sua residência portando documento oficial com foto, título eleitoral e comprovantes de votação, de justificativa e de recolhimento ou dispensa de recolhimento de multa (se houver).

PrioridadePara acelerar a liberação de recursos necessários a investimentos e obras da União no Rio Grande do Sul, a Caixa Federal (CEF) ofereceu ao governo do Estado um executivo, equipe técnica de apoio e uma sala à disposição. O grupo, segundo o vice-presidente nacional de Governo da CEF, José Carlos Medaglia Filho, irá trabalhar na Superintendência Regional da Caixa em Porto Alegre.

0 comentários: