segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Portal dos Desmanches permite busca de peças pela internet

Com ritmo acelerado de credenciamento das empresas de desmanches, o Detran/RS lançou na terça-feira (30), o Portal dos Desmanches. O site reúne todas as peças cadastradas pelos Centros de Desmanches de Veículos (CDVs) e permite a busca por município ou região. O serviço também poderá ser acessado no endereço www.detran.rs.gov.br, inclusive via rede móvel de celular.
Já são 55.315 peças cadastradas nas nove empresas credenciadas, que estão localizadas nos municípios de Campo Bom, Canoas, Caxias do Sul, Encantado, Novo Hamburgo, Porto Alegre, São Leopoldo, Sapucaia do Sul e Uruguaiana. No entanto, o Detran/RS está credenciando novas empresas diariamente e o estoque de peças aumenta gradualmente.
O Rio Grande do Sul foi o primeiro Estado do Brasil a credenciar as empresas de desmanches. O processo de credenciamento iniciou-se em março de 2011, para regulamentar a atividade e coibir furtos e roubos de veículos. 
Atualmente, já são mais de 300 empresas cadastradas e em processo de credenciamento: 163 apresentaram a documentação completa e passam no momento por treinamento. Outras 95 já instalaram o sistema informatizado e estão cadastrando o estoque de peças. A implantação da nota fiscal eletrônica é a última etapa.
Até agosto de 2015, quando entra em vigor a Lei Federal 12.977/2014, que regula e disciplina a atividade de desmontagem de veículos automotores terrestres, todas as 316 empresas deverão estar atuando como CDVs credenciados ao Detran/RS, nos moldes dos demais credenciados pelo Detran/RS (Centros de Formação de Condutores, Centros de Registro de Veículos Automotores, Centros de Remoção e Depósito e Fábricas de Placas e Tarjetas). Após o prazo estabelecido pela lei federal, as empresas que não se credenciarem serão consideradas irregulares e serão fechadas pelos órgãos competentes.

0 comentários: