quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Uruguaianenses produziram 120 litros de esgoto por segundo no mês de outubro

Um estudo realizado pela Odebrecht Ambiental, concessionária dos serviços de água e esgoto em Uruguaiana, constatou que a população do município produziu em média 120 litros de esgoto por segundo no mês de outubro. Essa produção ocorre por conta de ações corriqueiras como lavar a louça, tomar banho e dar descarga. Por conta deste volume, é fundamental que a rede coletora seja utilizada de forma correta. Atualmente, 60% dos efluentes do município são tratados.
“Apesar das ações educativas desenvolvidas pelos agentes do Programa de Educação Socioambiental, muitos moradores ainda têm dúvidas quanto a maneira correta de realizar a conexão na rede de esgoto”, ressalta Anderson Cruz, assistente social da Odebrecht Ambiental.
Um dos erros mais comuns na hora de conectar a rede doméstica na rede pública é o despejo da água da chuva. Ela não pode ser despejada nas tubulações que estão sendo implantadas pela Odebrecht Ambiental. A rede pluvial, que deve receber a chuva, é de responsabilidade da Prefeitura e composta por canos subterrâneos de concreto, com tubulações que levam a água até as galerias que a destinam para os rios.
Já a rede coletora de esgoto, que está sendo implantada pela concessionária, é composta por ramais que são colocados próximos ao meio-fio da calçada. De responsabilidade da Odebrecht Ambiental, ela tem capacidade bem menor, pois utiliza canos de PVC com dimensão inferior à utilizada na rede pluvial. Conta com instalação interna em cada residência e externa até a calçada.
A engenheira ambiental responsável pelas Estações de Tratamento de Esgoto, Magnólia de Jesus, explica que descartar água da chuva na rede coletora de esgoto prejudica todo o processo de tratamento. “A dimensão da rede que estamos implantando não foi feita para suportar a quantidade de água da chuva. O descarte irregular na rede coletora de esgoto, além de prejudicar o sistema de tratamento, pode provocar rompimentos na tubulação e o retorno do dejeto para dentro das casas”, destaca.
Os proprietários dos imóveis são responsáveis pela conexão da rede de esgoto doméstica na rede coletora, de acordo com a Lei Municipal 2456 de 1994, que determina a obrigatoriedade a partir da notificação da construção da rede pública. É possível solicitar este serviço pelo 0800 7771 0001. O ramal de ligação será instalado até a calçada, próximo ao limite da residência. As eventuais adequações internas a serem feitas para conexão ao ramal de ligação devem ser realizadas por cada morador.
Entenda a diferença:
A água da chuva que escorre pelo telhado, pela calha e pelo pátio precisa ser escoada para os bueiros nas ruas, as chamadas galerias pluviais, que são de responsabilidade dos municípios. Essa água é levada naturalmente para os rios e córregos. Já os esgotos do banheiro, lavanderia, cozinha e lavabo são direcionados para a rede coletora e depois para a Estação de Tratamento. Para garantir o bom funcionamento da rede de esgoto é importante não jogar lixo no vaso sanitário (resto de comida, papel, absorventes, preservativos, cabelo, plástico e outros), limpar periodicamente a caixa de gordura e não descartar óleo de cozinha no ralo da pia, pois esses materiais entopem a rede e poluem o meio ambiente.

0 comentários: