quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Comissões mistas debaterão problemas de Uruguaiana e Libres

O segundo encontro de vereadores de Uruguaiana e Concejales de Paso de Los Libres teve em sua pauta principal a preservação do Rio Uruguai, o trabalho de educação integrado e a obrigatoriedade da Tarjeta Vicinal Fronteiriça. No evento que aconteceu na quinta-feira, dia 6, na Biblioteca Pública Municipal, oportunizou a apresentação dos avanços desde a última reunião e projetou as próximas ações.
Entre o exposto, esteve a possibilidade tratada com a chefia do controle migratório de Paso de Los Libres para facilitar a emissão das tarjetas vicinais a partir da disponibilização de um porto para solicitação do documento em Uruguaiana. Também foram aprovadas cartas manifesto que serão encaminhadas aos governos federais do Brasil e da Argentina solicitando providências sobre: a condição da Ponte Internacional que liga os países, regulamentação no Brasil e suspensão da cobrança da tarjeta para entrada em Libres, e a realização de atividades conjuntas na data considerada como “Dia da Amizade Argentina-Brasil”, 30 de novembro.
“Essa forma como estamos avançando nos motiva a continuar de mãos dadas por melhorias para ambos os municípios”, afirmou o vereador Irani Fernandes. Durante o encontro, foi debatida a necessidade da consolidação das leis que regem o uso das águas do Rio Uruguai, já que a legislação dos dois países estabelecem normas e condições diferenciadas, como a época da piracema. Ainda o trabalho que deve ser iniciado de reflorestamento das margens do rio entres as duas cidades.
O retorno das atividades do Programa Escolas Interculturais de Fronteira foi descrito e relatado o apoio do Poder Legislativo e Executivo, e principalmente o empenho dos professores envolvidos. Estiveram presentes representantes da área do meio ambiente e da educação dos dois municípios para compartilhar as experiências e planejar ações integradas.
Na ocasião foi definida a criação de Comissões Mistas para tratar especificamente de cada assunto provocado nas reuniões. O terceiro encontro de vereadores e concejales será dia 4 de dezembro.

0 comentários: