O I Seminário do Observatório de Turismo do Rio Grande do Sul, realizado durante toda a quinta-feira (16), em Porto Alegre, apresentou dados sobre a atividade turística gaúcha nos mais variados segmentos (confira abaixo). Entre as informações, consta que o Estado recebeu, em 2013, 782.887 turistas internacionais, representando um crescimento de 67% na última década.
Composto pela Secretaria Estadual do Turismo (Setur) e pelo Conselho Estadual do Turismo (Conetur), por meio da Câmara Temática Estudos e Pesquisas e com o apoio de entidades públicas e privadas, o Observatório é um espaço para coleta e produção de informações, análise e discussão sobre o setor no Estado.
Segundo o secretário do Turismo, Márcio Cabral, o observatório é “uma potente ferramenta , além de ser um local de articulação e sinergia entre o poder público e privado e as instituições de ensino”.
Criado pela Setur, como parte integrante do Plano Diretor do Turismo, ele tem o objetivo de contribuir para o desenvolvimento do turismo por meio da disseminação de dados e informações que possam auxiliar no monitoramento do setor. Cabral ressalta que “o Observatório de Turismo é um movimento vivo, orgânico e permanente no Estado, pois é por meio da discussão coletiva que conseguiremos fazer do Rio Grande do Sul um grande destino”.
Ao longo da quinta-feira, foram realizadas quatro mesas redondas que contaram com as participações de economistas e sociólogos, entre outros profissionais ligados à área, que debateram ideias e propostas para fomentar o setor no Estado.
No final do dia, Roberto Pascarella, gestor pela Fundação Getúlio Vargas do Observatório de Turismo RS, apresentou os dados coletados ao longo de um ano de atividade. O resultado completo do trabalho pode ser conferido no site da Setur (www.turismo.rs.gov.br).
0 comentários:
Postar um comentário