terça-feira, 23 de setembro de 2014

Cerimônia marca os 149 anos da Retomada de Uruguaiana


A 2ª Brigada de Cavalaria Mecanizada – Brigada Charrua e a Prefeitura Municipal realizaram na manhã de quinta-feira, 18/9, cerimônia alusiva aos 149 anos da Retomada de Uruguaiana na Guerra do Paraguai. 
O evento ocorreu no local tradicional, a Avenida Presidente Vargas próximo ao Obelisco, local de conflito do fatídico dia.
A cerimônia teve a locução do general de Brigada José Alberto Leal, uruguaianense que comandou a Brigada Charrua e hoje está na reserva. Leal fez um breve relato daqueles acontecimentos e destacou sua importância para a história, não só de Uruguaiana, como do Brasil. “É a única cidade que foi invadida e posteriormente retomada”, disse, completando que: “Uruguaianenses de nascimento e de coração, tenham orgulho desta cidade”.
A espada usada na ocasião pelo imperador do Brasil, Dom Pedro II, e que fica exposta no Museu Raul Pont, foi apresentada na cerimônia, que contou ainda com desfile militar, ao som da Fanfarra da 2ª Brigada, e de cavaleiros. Em 2015 será comemorado o sesquicentenário da Retomada de Uruguaiana e, desde maio deste ano as atividades relacionadas já estão sendo organizadas por uma comissão nomeada pelo prefeito Luiz Augusto Schneider, presidida pelo general Leal.

0 comentários: