quarta-feira, 2 de julho de 2014

Painel Ed.2312

Em foco: Enchente

O nível do rio subiu e obrigou algumas famílias a deixarem suas casas em Itaqui e Uruguaiana. Em Itaqui, cerca de 200 pessoas tiveram de deixar casas por causa da cheia do rio, segundo a Defesa Civil daquele município. Até o prédio da Receita Federal foi invadido pela água, e a travessia de balsa que faz a ligação com a cidade argentina de Alvear foi suspensa. Em Uruguaiana, as águas do Rio Uruguai começam a invadir casas na região ribeirinha. Três famílias foram removidas pela Defesa Civil para abrigos públicos, e outras 22 foram socorridas por amigos e parentes.

O insuperável I
Insuperável nos desmandos, insuportável nas hostes partidárias. Felice, o indicado por Schneider, não vingou. Entre os inexpressivos exigidos para proteger o plano de aposentadoria dos candidatos/mídia, a coligação optou pela empresária Simone Diefenthaeler Leite (PP), de Gravataí.

O insuperável II
Muitos dizem que foi o amarelão que pegou; outros afirmam que nem a eleição para a Assembleia está garantida. Desmandos por desmandos, em Uruguaiana ou no Detran, a dobradinha Felice/Frederico poderá ajudar um dos dois, ou não.

Campereando
Acontece hoje, 1º/7, às 18h, o lançamento do livro Campereando, de José Antônio “Tunico” Marques Fagundes, editado pela Viapampa. O evento acontece na secretaria municipal de Cultura, na Rua Duque de Caxias, 1.700, antiga Exatoria Estadual.

Brique na Praça I
A partir de julho, o último domingo de cada mês deverá contar com o “Brique na Praça”. O projeto é dos secretários Jorge Prestes e Rubens Montardo, de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho, e Cultura, respectivamente.

Brique na Praça II
O Brique da Praça, deverá ocorrer na Praça Barão do Rio Branco, das 16h às 19h, reunindo feira de artesanato, colecionadores, e participantes de eventos culturais. A primeira edição deverá ocorrer no dia 27/7.

Pintura
Com entrada franca, está programada de 22 a 30 de setembro de 2014, no saguão do Teatro Municipal RosalinaPandolfo Lisboa, exposição de pintura dos artistas plásticos Jussara Aymone e Jairo Schmidt.

“Getúlio”
Foi apresentado no último sábado, 28/6, no Teatro Municipal RosalinaPandolfo Lisboa, o filme ‘Getúlio’, que conta os últimos 19 dias de vida do ex-presidente Getúlio Vargas. Foram duas sessões, às 19h30min e às 21h30min, com entrada gratuita. Um bom público prestigiou as apresentações.

Mão amiga
O apoio recebido do general Carlos Jorge, através do emprego do Exército para a recuperação de estradas vicinais, além de vultoso, não tem precedentes na história de Uruguaiana, e precisa ser reconhecido.

Folia
Quem não tem cão caça com gato, diz o velho ditado. É a solução para a Comissão do Carnaval. A maquiagem tapou os furos e a prestação de contas está prevista para hoje, junto com o nome do gato. Onde tem gato, tem rato, e rata.

Rio Uruguai I
Em reunião com o secretário de Cultura, Rubens Montardo Júnior, o prefeito Luiz Augusto Schneider aprovou a realização da VIII Semana do Rio Uruguai, que deve ocorrer de sete a 11 de outubro.

Rio Uruguai II
Haverá ainda a realização do Festival Temático do Rio Uruguai e o concurso de fotografia, poesia e pintura. O evento será organizado pelos músicos e compositores Francisco Alves e Adão Quintana Vieira e a professora Nelly Rossini.

Aids
O Ministério da Saúde iniciou a oferta da dose tripla combinada, o chamado três em um, dos medicamentos Tenofovir (300 mg), Lamivudina (300 mg) e Efavirenz (600 mg). Atualmente, esses fármacos são distribuídos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e consumidos, separadamente, pelos pacientes com portadores de HIV e aids.

Turismo I
Os argentinos foram recebidos com uma superestrutura militar, mas sequer alimentos foram disponibilizados. Quem necessitasse fazer cópia de algum documento, ou imprimir algum formulário, tinha que voltar à Paso de Los Libres.

Turismo II
Uruguaiana não oferece noite, esporte ou gastronomia. Na culinária, predomina o prato feito com filé (contrabandeado da Argentina) à alguma coisa, arroz, salada e batata frita. Bares tem horário certo de funcionamento. Para o Rio Uruguai, estamos de costas. Na noite, até americanizados, predominam os sertanejões.

John Ford I
O projeto ArtSesc – Cultura por toda parte promove em Uruguaiana a “Mostra de Cinema John Ford”. As sessões ocorrem gratuitamente na unidade do Sesc, na Rua Flores da Cunha.

John Ford II
Devem ser apresentadas oito obras do diretor que foi um dos responsáveis pelo status que o gênero faroeste adquiriu no decorrer da historia do cinema. As exibições ocorrem de hoje, 1/7, até o dia 22 de julho.

Vejam só...
Um empresário, desses que sempre estão pendurados no poder, ficou animado após sondagem para o comitê financeiro da campanha de Sanchotene Felice. É o mesmo empresário que diz: “Esse (Felice) nunca mais leva meu voto.” Ahhh se Felice soubesse quem ele é.

Dilma virá!
Uma novidade para quem disse que a visita da presidente Dilma não iria ocorrer. O destacamento precursor da mulher mais poderosa do Brasil desembarcou em Uruguaiana na última sexta, e cuida de cada detalhe da cerimônia de formatura do Pronatec. Sandra Branchine, assessora da secretaria de Educação Profissional e Tecnologia do MEC, já fez reuniões de preparação com os ofertantes dos cursos e servidores municipais.

Copa
A secretaria de Turismo, e a Câmara de Dirigentes Lojista, quando ainda não mandava no “varejistas”, muito falaram em preparação de Uruguaiana para a Copa. Mas a orientação aos milhares de hermanos que foram assistir sua Seleção em Porto Alegre foi de pernoitar e fazer refeições em São Gabriel, onde até o câmbio era favorável.

0 comentários: