quarta-feira, 2 de julho de 2014

Mostra de Cinema John Ford está na agenda de julho do Sesc Uruguaiana


No mês de julho, o Arte Sesc – Cultura por toda parte promove em Uruguaiana “Mostra de Cinema John Ford”. O projeto CineSesc trará à cidade, gratuitamente, sessões de filmes compostas por oito obras do diretor que foi um dos responsáveis pelo status que o gênero faroeste adquiriu no decorrer da história do cinema. De 1º a 22 de julho, as exibições acontecerão na Unidade do Sesc local (Rua Flores da Cunha, 1984), com entrada franca. Confira abaixo as obras do diretor e a programação.
Com um currículo de nada menos que 133 filmes ao longo da carreira, John Ford tinha facilidade de trabalhar com os atores, fazendo-os improvisar e realizando poucas tomadas de cenas, era na verdade, uma afirmação da sua capacidade produtiva. Entre os atores que trabalharam com Ford, pode-se citar as presenças marcantes de James Stewart, Henry Fonda, Will Rogers, John Carradine, Maureen O’Hara, George O’Brien, Ward Bond, Harry Carey Jr., Victor McLaglen, e o seu ator-ícone e xará John Wayne. 
Seu trabalho cinematográfico foi marcado pela clareza de opiniões sobre o homem, a história e a sociedade norte-americana. Ford jamais intencionou manter uma postura socialmente crítica, mas sempre foi profundamente dedicado à humanidade das pessoas, independentemente de sua posição social, desde que a posição desses personagens ratificasse a ética valorativa dos pioneiros, daqueles que enfrentaram as adversidades para construir uma nova ordem social. Mais informações podem ser obtidas no Sesc Uruguaiana pelo telefone (55) 3412-4624.

0 comentários: