quarta-feira, 2 de julho de 2014

Mais Médicos supera meta e beneficia 50 milhões de pessoas


O Programa Mais Médicos superou a meta inicial estipulada pelo Governo Federal, de 46 milhões de brasileiros, e atinge agora a marca de 50 milhões de pessoas atendidas. O balanço foi anunciado na manhã da segunda-feira (30) pela presidenta Dilma Rousseff durante o programa de rádio Café com a Presidenta. Na entrevista, a presidenta também destacou os impactos do programa no atendimento à população, como o aumento do número de consultas e a redução dos encaminhamentos da Atenção Básica aos hospitais.
Segundo a presidenta, o governo federal já atendeu a todos os pedidos de médicos feitos pelos prefeitos. Atualmente, 3.785 municípios e 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI) contam com a presença de médicos do Programa. “Hoje, no Brasil, 14.462 médicos estão atuando em postos de saúde na periferia das grandes metrópoles, pelo interior do Brasil afora, nas cidades grandes, médias e pequenas, e nos distritos indígenas. O Mais Médicos, sem dúvida, está mudando para muito melhor a qualidade da atenção à saúde pública no Brasil”, declarou a presidenta.
A presidenta também enfatizou a importância da proximidade entre médico e cidadão, o que possibilita a criação de um vínculo de confiança. “Muitas cidades não tinham sequer um médico. A pessoa que precisasse de atendimento tinha que se deslocar para outra cidade, às vezes, a dezenas e dezenas de quilômetros de distância – de carro, de ônibus, de barco, a pé. Além disso, o médico do posto de saúde conhece a comunidade, chama os pacientes pelo nome”, explicou.

0 comentários: