sexta-feira, 13 de junho de 2014

Prefeitura quer Mais Médicos na UPA

A Prefeitura quer utilizar médicos do programa federal Mais Médicos para atender na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), em construção.
Durante encontrou com o coordenador do Programa Mais Médicos do Ministério da Saúde, Felipe Proenzo, a secretária de Saúde Saionara Marques entregou um ofício em nome do prefeito, Luiz Augusto Schneider e destinado à presidente Dilma Rousseff, solicitando a autorização para que os profissionais que integram o programa possam atuar na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), cuja construção está em andamento na Rua Marechal Deodoro. 
No documento, o chefe do Executivo destacou o pioneirismo da adesão do município ao Programa e ressalta os benefícios, como a redução no índice de mortalidade infantil, de 20,3 para 13,3 (por mil nascidos).
Atualmente há 17 médicos do Programa, atuando oito horas por dia em unidades básicas de atendimento, onde antes não havia profissionais atuando por mais de duas horas diárias. Conforme Schneider, em 171 anos de história, esta é a primeira vez que há médicos residindo em locais distantes até 75 quilômetros da cidade.
A permissão, de acordo com o chefe do Executivo, pode ser concedida através da emissão de Medida Provisória, o que solucionaria um dos maiores problemas enfrentados ao se tratar de UPAs: a falta de profissionais médicos dispostos a operá-las.

0 comentários: