segunda-feira, 23 de junho de 2014

Cartão do SUS: Pacientes devem ser atendidos mesmo sem a renovação


O Ministério da Saúde determinou aos municípios que realizem o recadastramento dos usuários do Sistema Único de Saúde através da substituição do Cartão do SUS. Para tal, todo o cidadão deve comparecer a secretaria de saúde de sua cidade, munido de carteira de identidade e comprovante de residência.
Em Uruguaiana, a substituição vem sendo realizada no posto central e através de mutirões realizados nos bairros da cidade, porém, nesta semana algumas pessoas que ainda não renovaram o cartão teriam encontrado dificuldade para ter acesso à consulta médica com o antigo documento. 
Segundo a secretaria de saúde, Saionara Marques, os profissionais que atuam na rede de saúde estão orientados a atender a comunidade mesmo que o cartão não seja apresentado. “Saúde é prioridade”, disse a secretária. Vale destacar que a substituição é uma forma de o Governo Federal controlar a saúde e organizar a destinação de recursos para os municípios. 
Neste final de semana não teremos mutirão em virtude de falhas no sistema de dados do Ministério. Na segunda-feira, os trabalhos já estarão normalizados.

0 comentários: