quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Procissão de Navegantes perde público

A procissão em homenagem a Nossa Senhora dos Navegantes, uma das mais prestigiadas em Uruguaiana, perdeu público neste ano. A diminuição do número de fiéis foi notória, apesar das inúmeras manifestações de gratidão à Santa. O sistema de som também falhou várias vezes ao longo percurso e depois da santa ser recebida nas águas do rio e carregada pela General Victorino, Tiradentes e início do trajeto pela 15 de Novembro, o público parecia se dispersar. A ausência do frei Ivo foi notada pelos fiéis, que acostumados com o seu carisma ao longo de procissões, não deixaram de comentar a necessidade das atividades da igreja católica passarem por uma reformulação em Uruguaiana, já que a intenção manifestada pelo Papa Francisco é o de levar o jovem à igreja. 
“A missa é lindíssima, mas gostaríamos de ver as pastorais da juventude a frente destes eventos. Sabemos do trabalho maravilhoso realizado por estes jovens e hoje a igreja precisa de mais alegria. A procissão deve ser um momento de alegria e os jovens nos passam essa felicidade”, disse dona Tereza Azambuja, de 60 anos, devota á Navegantes desde 1980, quando conseguiu voltar a andar depois de um acidente de carro. 

Iemanjá 

Iemanjá também foi homenageada pelos seus fiéis. A procissão de Iemanjá que deslocava-se pela Rua Monte Caseros em direção a XV de Novembro, parou e silenciou em respeito a Navegantes que também passava por ali. Assim que Navegantes passou, Iemanjá seguiu ao rio carregada pelos seus seguidores e lá foi homenageada em festa do candomblé. Centenas de pessoas participaram do momento de fé e devoção a rainha das águas. 

0 comentários: