quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Painel - Ed. 2245

Festival do Chopp
Acontece nos dias 14 e 15 de fevereiro, o 19º Festival do Chopp. A festa é no Lions Club Três Fronteiras e as inscrições para rainha da festa típica alemã estão abertas.

Participe
Leitor, envie sua foto para o ‘Em foco’, mostrando oque está certo, e o que está errado, em nossa cidade para redacao@jornalcidade.net.br.

Horário especial
Durante os meses de janeiro e fevereiro o Poder Judiciário está atuando em horário especial. Nas segundas-feiras o expediente inicia às 12h e se estende até as 19h. Nas sextas-feiras, o expediente é das 8h às 15h. Durante os demais horários, inclusive aos finais de semana, o Fórum atende através do plantão, pelo telefone 99725620.

Garota Verão
Aconteceu neste domingo, 26/1, a etapa regional de Uruguaiana do concurso Garota Verão. Em Manoel Viana, foram escolhidas as duas candidatas que representarão a região na final do concurso, em Capão da Canoa. A Garota Verão de Uruguaiana, Bianca Pirolli, de 19 anos, foi uma das escolhidas. A outra classificada para a final é a garota verão de São Borja, Thaís Saldanha Lersch, de 17 anos.

Canil
Ontem foram recolhidos e jogados no canil por um funcionários municipal, mais 6 cachorros, entre eles, uma cadela no cio. O alvoroço da cachorrada foi intenso. Só não deu morte de cachorro porque os “amigos do canil” estavam lá. Mas a coisa funciona assim. Enquanto a secretaria de Saúde proíbe a Imprensa de trabalhar, qualquer um faz o que quer.

Rio Uruguai I
O Grupo Ação pelo Rio Uruguai realizou no sábado, 25/1, a primeira ação de limpeza do leito do rio neste ano. Infelizmente pouca gente e muito barro, mas ainda assim foi recolhida aproximadamente uma tonelada de lixo.

Rio Uruguai II
Todo tipo de material foi recolhido durante a ação, mas uma placa de carro chamou a atenção. Segundo informações, o carro ao qual ela pertencia estava envolvido em um ‘racha’ nas proximidades da ‘Santinha’ na noite anterior. Até facas foram recolhidas pelo durante a limpeza. 

Em foco
Para onde quer que se ande pelas ruas de Uruguaiana, a imundícia salta aos olhos dos uruguaianenses. Certamente também salta aos não uruguaianenses. Em foco, os “relaxados” que sujam a Rua Eustáquio Ormazabal.

Injustiçado
O advogado do publicitário Marcos Valério, Marcelo Leonardo, declarou que seu cliente foi injustiçado ao ser condenado pelo STF à pena mais elevada da AP 470, que trata do mensalão, mesmo sem ter qualquer poder de comando. Apontado como operador do esquema, Valério foi condenado a40 anos de prisão e multa de R$ 3 milhões pelos crimes de corrupção ativa, peculato, lavagem de dinheiro, evasão de divisas e formação de quadrilha, que novamente será enfrentada pelo STF nos Embargos Infringentes.

Boate Kiss I
Com a passagem do primeiro ano da tragédia na boate Kiss, em Santa Maria, a segurança nesses estabelecimentos voltou a ser assunto. Depois do incendio que matou 242 pessoas e feriu outras 116, uma comissao externa criada pela Câmara dos Deputados propôs uma legislacao nacional sobre o tema. Hoje as regras de pevenção de incêndio são estaduais e municipais. A proposta principal, no entanto, o Projeto de Lei 2020/07 tramita em regime de urgência e está pronta para ser votada pelo Plenário desde outubro.

Boate Kiss II
A demora na aprovação do projeto foi criticada por alguns parlamentares, como o deputado Pedro Uczai, que perdeu uma sobrinha na tragédia. O gaúcho Paulo Pimenta chegou a dizer que “faltou sensibilidade dos parlamentares” e disse acreditar que seja voada na primeira semana de fevereiro.

Boate Kiss III
Entre diversos pontos, o texto obriga os proprietários de boate a contratar seguro de acidentes pessoais para os clientes do estabelecimento; exige que o poder público municipal e o Corpo de Bombeiros divulguem na internet as informações sobre os alvarás de licença; e pune com até dois anos de detenção quem descumprir as determinações sobre prevenção e combate a incêndios. Há ainda outras propostas da comissão externa tramitando em várias na Câmara.

Jacaré

O “bichano” ai estava morto a 45km de Alegrete. Segundo a perícia fotográfica, tentava atravessar a BR-290 de leste para oeste, quando foi atropelado. Que belas botas daria.

0 comentários: